Investimentos permitem a Sorocaba alcançar quase 100% de esgoto tratado

sexta-feira, 18 de maio de 2018


Com a conclusão das obras no mês passado, acabou o despejo
de quase cinco milhões de litros diários de esgoto no rio Sorocaba

Desde o mês passado, Sorocaba está tratando o esgoto produzido por 96,45% dos sorocabanos. A marca só foi possível com a conclusão do sistema de esgotamento sanitário da região de Brigadeiro Tobias e do sistema de esgotamento sanitário da região do Cajuru. Com a entrega desses dois sistemas acabou o lançamento de um volume estimado de 4,8 milhões de litros de esgoto, que a cada novo dia poluía os cursos da água que abastecem o rio Sorocaba: o córrego Pirajibu-Mirim, o córrego Tapera Grande e o rio Pirajibu.

Com a prioridade da atual gestão para concluir esses dois sistemas, a entrega do funcionamento foi feita pelo prefeito José Crespo e pelo Saae-Sorocaba, em solenidade promovida no bairro Brigadeiro Tobias, na tarde da sexta-feira (18). Esses sistemas eram as únicas obras que faltavam para concluir o Programa de Despoluição do Rio Sorocaba, que iniciou há quase 20 anos.

Nos últimos 18 meses do atual governo, o percentual do esgoto tratado em Sorocaba aumentou em quase 5%: de 91,49% (set/16) para os atuais 96,45% (maio/18). Em uma década, essas obras receberam o investimento aproximado de R$ 10,5 milhões. A fase final desse trabalho foi executada por equipes de profissionais do próprio Saae-Sorocaba.

O prefeito José Crespo ressaltou o esforço dos profissionais do Saae-Sorocaba, falou da importância dos sucessivos prefeitos terem dado continuidade a esse investimento para a despoluição e lembrou que o pai dele, o ex-prefeito José Crespo Gonzales, teve a iniciativa de criar um serviço municipal de água. “O Saae de Sorocaba é um dos melhores do Brasil, são poucas as cidades desse porte que possuem um serviço próprio e com tanta qualidade”, elogiou.

Para elevar em quase 5% a população atendida com o tratamento de esgoto, a atual gestão do Saae-Sorocaba deu prioridade para a conclusão de três obras: 1 – a interligação do coletor-tronco do córrego Tapera Grande ao coletor tronco do rio Pirajibu, concluída com equipe da própria autarquia, no mês passado; 2 – a instalação do sistema de esgotamento sanitário de Brigadeiro Tobias, também concluída em abril e por profissionais do Saae-Sorocaba; 3 – a implantação do coletor-tronco do córrego Pirajibu, com obra de empresa contratada, concluída em março do ano passado.

Leia também
Esgoto de 12 mil pessoas em Brigadeiro Tobias agora é tratado

– Sistema de Esgotamento do Cajuru atende cerca de 18 mil pessoas

O prefeito José Crespo avalia que o aumento em 4,96% do esgoto tratado é mais um indicativo do seu governo em melhorias na qualidade de vida. O diretor-geral adjunto do Saae-Sorocaba, Luís Fernando Zacariotto, falou sobre a qualidade dos diferentes serviços prestados pelo Saae, ressaltando quem em Sorocaba muita gente tem o hábito de beber água da torneira e assim o faz porque a água é uma das de maior qualidade em todo o Brasil.

O diretor operacional de Esgoto do Saae-Sorocaba, Rodolfo Barboza, ressaltou que o investimento em saneamento é mais saúde para a população. Ele explicou todo o trajeto que fazem os coletores que levam o efluente para o tratamento. E ressaltou que, neste momento, completou-se um ciclo em que a cidade atende um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado há décadas com o Ministério Público e a Cetesb, para despoluir o rio Sorocaba. “Agora vamos trabalhar para concluir os demais 3,5% que não estavam previstos no Programa de Despoluição no ano 2000, já que a cidade cresceu muito”, declarou.

O diretor-geral do Saae-Sorocaba, Ronald Pereira da Silva, explica que a conclusão dos trabalhos de despoluição é uma das prioridades na gestão da autarquia. “Além da realização das obras, precisamos cumprir exigentes medidas administrativas para poder transpor com um dos coletores, a área de domínio da rodovia Celso Charuri”, declara.

Mestre de obras discursa representando todos os profissionais

O mestre de obras, José Alves da Silva, discursou representando todos os profissionais do Saae-Sorocaba. Ele compõe as equipes de frente que atuam nas redes e emissários. “Trabalhamos nos córregos, rios, com chuva ou sol. Os projetos não são fáceis e ainda assim concluímos os trabalhos”, declarou.

O presidente da Associação de Moradores do Jardim Conceição, José Antônio Santos, disse que o meio ambiente e a natureza estão mais preservados e agradeceu à equipe do Saae-Sorocaba e ao prefeito. “A população está contente. Com certeza logo estaremos bebendo a água do rio Sorocaba”, declarou.

O diretor social do Círculo Operário, Fábio Simoa, ressaltou a importância dessa data como marco para a despoluição dos córregos da região. Agradeceu também pelo Arrastão Cultural levado ao bairro.

Estiveram presentes na solenidade os secretários municipais Luiz Alberto Fioravante (Planejamento e Projetos), Werinton Kermes (Cultura e Turismo), Fábio Camargo (Habitação e Regularização Fundiária), Fernando Oliveira (Abastecimento e Nutrição), Suelei Gonçalves (Cidadania e Participação Popular) e o corregedor geral do município, Carlos Rocco Júnior.

Leandro Nogueira
Assessor de imprensa
(15) 9-8158-0311

Crédito das fotos – Juliana Hernandes