Entenda seu hidrômetro


O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba disponibiliza um novo e mais detalhado material sobre o funcionamento dos hidrômetros instalados nas residências dos usuários, onde é possível verificar cada item que compõe o equipamento, bem como o manual de orientação sobre a necessidade de troca do aparelho por tempo de uso ou algum tipo de problema.

Trata-se de um material bem ilustrativo, com texto simples, explicativo e de fácil entendimento. O objetivo é eliminar as dúvidas dos consumidores. Por exemplo, é possível saber onde fica localizado o número de fábrica do hidrômetro, o selo do Inmetro do equipamento, os discos de registro da vazão, as indicações dos décimos de litros, dos litros, das dezenas e centenas de litros e dos metros cúbicos de água consumidos.

Cada volta completa do disco de ‘décimos de litros” registra o consumo de 1 litro no disco ‘litros’, em que, a cada 10 litros, é registrado um algarismo no disco vermelho de ‘dezena de litros’, o qual, a cada 10 voltas completas, registra um algarismo no disco vermelho de ‘centena de litros’ e, após 10 voltas desse último, registra-se o primeiro algarismo no disco preto de ‘metros cúbicos’, considerado nas leituras mensais e, consequentemente, nas faturas de consumo.

O Saae-Sorocaba disponibiliza, também, um Manual de Orientação sobre Troca de Hidrômetros e uma página específica sobre Dúvidas Frequentes, que estão disponíveis no site da autarquia (www.saaesorocaba.com.br) e podem ser acessados através dos links diretos: https://www.saaesorocaba.com.br/arquivos/panfletos/manual-de-orientacao-troca-de-hidrometros.pdf e https://www.saaesorocaba.com.br/duvidas-frequentes/.

Programa de Controle e Redução de Perdas

O hidrômetro é o aparelho que mede continuamente o volume de água consumido em cada imóvel cadastrado. Assim como qualquer outro aparelho semelhante, ele se desgasta com o passar do tempo e pode perder a exatidão na medição. Por esse motivo, a autarquia realiza a troca dos hidrômetros antigos, quebrados, danificados ou ilegíveis, para sempre garantir a qualidade da medição do consumo de água, conforme recomendações das Portarias do Inmetro nº 246/00 e 295/18.

A ação faz parte do Programa de Redução de Perdas da autarquia. O objetivo é garantir o pleno funcionamento do parque de hidrômetros da cidade. Atualmente, são cerca de 240 mil medidores, entre residenciais, comerciais e industriais.

Essa iniciativa de troca dos hidrômetros não tem custo algum para o munícipe e atende recomendação do Inmetro, segundo a qual esses instrumentos precisam ser substituídos, após cinco anos de uso. A partir desse período, pode ocorrer imprecisão na medição do volume de água que é consumido.

Atenção à identificação e ao procedimento padrão

O Saae-Sorocaba destaca aos usuários do serviço que os profissionais que realizam a troca de hidrômetros para a autarquia sempre estarão devidamente uniformizados e identificados, sendo que jamais solicitarão ao consumidor qualquer pagamento. A substituição do equipamento é gratuita e também não existe a necessidade de o funcionário adentrar em outros ambientes do imóvel, além do ponto onde está situado o hidrômetro.

Para esse trabalho de substituição de hidrômetros, os funcionários da autarquia comparecem com calças e blusas na cor azul Anil, estampados com o logotipo do Saae-Sorocaba. Também portam crachás de identificação e as equipes são conduzidas por veículos de cor branca, também com a marca da autarquia.

Caso haja dúvida ao receber a visita do profissional para a troca do hidrômetro, basta solicitar orientações à autarquia, por meio dos telefones 0800 770 1195 (ligação gratuita) ou (15) 3224-5969.