Esgoto de 12 mil pessoas em Brigadeiro Tobias agora é tratado

sexta-feira, 18 de maio de 2018


Desde abril, o esgoto coletado de uma população estimada em 12 mil pessoas na região de Brigadeiro Tobias deixou de poluir o rio Sorocaba, já que uma média de 2 milhões de litros de esgoto era, a cada novo dia, lançada no córrego que passa por Brigadeiro Tobias, o Pirajibú-Mirim, um afluente do Rio Sorocaba. Toda essa carga orgânica agora chega ao destino adequado, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Aparecidinha.

Esse é o resultado de uma década de trabalho e investimentos na ordem de R$ 6,5 milhões. O Saae-Sorocaba concluiu as duas estações elevatórias e a travessia sob o viaduto situado no km 2,5 da rodovia Celso Charuri. Naquele local havia outro ponto de lançamento do efluente in natura no córrego Pirajibú-Mirim, agora lançado no mesmo sistema que leva o efluente para o tratamento na ETE Aparecidinha.

Leia também
– Sistema de Esgotamento do Cajuru atende cerca de 18 mil pessoas
– Investimentos permitem a Sorocaba alcançar quase 100% de esgoto tratado

As Estações Elevatórias de Esgoto (EEE) que compõem esse coletor-tronco são a EEE Ponte, que fica na rua Mathias de Albuquerque, 122, nas proximidades da ponte sobre o córrego Pirajibu-Mirim, na Vila Astúrias e a EEE Represa, situada na avenida 3 de Março. Os coletores do sistema por gravidade, que não necessitam de bombeamento, foram implantados em dois ramos: um deles abrangendo a região da Vila Astúrias e todo o entorno da rua Paulo Varchavtchik, e o outro margeando o córrego Pirajibu-Mirim.

Conheça os números do Sistema de Esgoto de Brigadeiro Tobias

1 – Cerca de R$ 6,5 milhões foram investidos na construção do Sistema de Esgotamento Sanitário da Região de Brigadeiro Tobias.

2 – Desde o mês passado (abril/18), aproximadamente 2 milhões de litros diários de esgoto gerados pela população da região de Brigadeiro Tobias a cada novo dia deixaram de poluir o rio Sorocaba.

3 – O esgoto coletado de aproximadamente 12 mil pessoas da região de Brigadeiro Tobias agora é afastado por coletores-troncos até a Estação de Tratamento de Esgoto em Aparecidinha e devolvido à natureza sem degradar o meio ambiente.

4 – O coletor-tronco de Brigadeiro Tobias tem 10 quilômetros de extensão e é equipado com outros 2,8 quilômetros em rede de recalque, que eleva o efluente nos trechos em aclive.

5 – A Estação Elevatória de Esgoto Ponte, com a capacidade para o bombeamento de 90 litros por segundo, é a responsável em fazer o esgoto vencer a gravidade, a partir do ponto mais baixo da rede em Brigadeiro Tobias.

6 – Travessia na margem do córrego Pirajibú-Mirim, sob o km 2,5 da rodovia Celso Charuri.

7 – Próximo ao destino final, a Estação Elevatória Represa possui a capacidade para bombear 100 litros por segundo, para vencer a gravidade do último trecho e chegar na Estação de Tratamento de Esgoto de Aparecidinha.

 

Leandro Nogueira
Assessor de imprensa
(15) 9-8158-0311