Sorocaba é premiada entre as cidades brasileiras que mais evoluíram em saneamento básico no último ano

quarta-feira, 9 de agosto de 2023


 

Município avançou dez posições no ranking, entre 2022 e 2023, ocupando a 12ª posição entre as 100 maiores cidades do País com melhor desempenho no setor.

 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), foi destaque nacional nesta quarta-feira (9) durante a 7ª edição do Prêmio “Casos de Sucesso & ESG” (Ambiental, Social e Governança – do inglês, Environmental, Social and Governance), na categoria “Melhores Evoluções no Ranking do Saneamento”.

O evento ocorreu no edifício da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo. A iniciativa prestigia as melhores práticas dos municípios e empresas no âmbito do abastecimento de água e esgotamento sanitário.

A realização do prêmio é do Instituto Trata Brasil (ITB), uma organização da sociedade civil dedicada ao avanço do saneamento básico e à proteção dos recursos hídricos no País, em parceria com o Centro de Estudos de Infraestrutura e Soluções Ambientais da Fundação Getúlio Vargas (CEISA-FGV). A premiação contou com quatro categorias: “Melhores Evoluções no Ranking do Saneamento”, “Melhores Evoluções em Tratamento de Esgoto”, “Melhores Evoluções em Perdas de Água” e “Melhores Casos ESG”. O evento na capital teve painéis temáticos, com debates sobre as iniciativas de sucesso referentes a cada categoria, seguidos da entrega das respectivas premiações. A mediação coube ao jornalista Carlos Tramontina.

Em “Melhores Evoluções no Ranking do Saneamento”, o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Tiago Suckow, representando o prefeito Rodrigo Manga, e o diretor de Produção da autarquia, Reginaldo Schiavi, apresentaram as iniciativas e os esforços empreendidos pela Prefeitura de Sorocaba na área de saneamento básico, ao lado de representantes das cidades de São José do Rio Preto (SP) e Niterói (RJ), também contempladas nessa categoria.

“As melhorias no saneamento básico estão diretamente ligadas às melhorias na saúde e na qualidade de vida. Nesse cenário, Sorocaba mantém posição de destaque no cenário nacional e não poupa esforços em continuar investindo nessa área. Essa premiação é um reconhecimento muito importante e reflete a excelência dos serviços prestados pela Prefeitura e pelo Saae/Sorocaba à população. As ampliações e melhorias nas Estações de Tratamento de Água e Esgoto seguem em curso, conforme planejamento, para contemplar e atender Sorocaba plenamente nas próximas décadas”, aponta Tiago Suckow, após receber o troféu da premiação.

O 7ª Prêmio “Casos de Sucesso & ESG” contou, ainda, com a presença do secretário nacional de Saneamento Ambiental, Leonardo Picciani; do superintendente adjunto de Regulação de Saneamento Básico da Agência Nacional de Águas (ANA), Alexandre Anderáos; da presidente executiva do Instituto Trata Brasil, Luana Pretto; do coordenador do Centro de Estudos de Infraestrutura e Soluções Ambientais da FGV, Gesner Oliveira; e do presidente do Conselho do Instituto Trata Brasil e diretor-geral da Saint Gobain Canalização para a América Latina, Gustavo Siqueira.

Para Luana Pretto, presidente executiva do Instituto Trata Brasil, a premiação é uma oportunidade de prestigiar o empenho promovido na busca pela universalização do saneamento, além de fomentar que os municípios busquem, cada vez mais, soluções e estratégias para alcançar as metas estabelecidas pela Lei 14.026/2020, o “Novo Marco Legal do Saneamento Básico”, que estipula que, até 2033, 99% da população brasileira tenha acesso à água tratada e 90%, à coleta e ao tratamento de esgoto. “Os casos apresentados pelas cidades premiadas, hoje, podem servir de inspiração para que outros municípios executem projetos que garantam que todo cidadão tenha acesso ao básico, que é o saneamento”, completou.

 Ranking e indicadores de Sorocaba

Em março, o ITB divulgou a 15ª edição do Ranking do Saneamento Básico, com foco nos 100 maiores municípios brasileiros que concentram, aproximadamente, 40% da população do Brasil. O levantamento mostrou que Sorocaba avançou dez posições no ranking nacional de 2023, ocupando a 12ª posição entre as 100 maiores cidades do País com melhor desempenho em saneamento básico. Em 2022, Sorocaba estava na 22ª posição.

Em relação aos municípios acima de 500 mil habitantes, Sorocaba obtém a 4ª melhor colocação, sendo que, antes, ocupava a 6ª posição. Considerando, ainda, a nota total e comparando com as 27 capitais brasileiras, Sorocaba está à frente de todas elas, exceto de São Paulo. Devido a isso, durante o evento em São Paulo, Sorocaba participou do painel “Melhores Evoluções no Ranking do Saneamento”.

No indicador “Atendimento total de água”, Sorocaba teve índice de 98,49%, o que faz com que o município esteja entre as 11 melhores notas do País, sendo que, na última edição do ranking, figurava na 17ª posição. A média brasileira é de 84,20%. No segundo indicador, que é “Atendimento urbano de água”, Sorocaba obteve nota 10, dividindo a liderança com as outras 11 cidades.

Outro quesito do Ranking do Saneamento analisou a parcela da população com o serviço de coleta total de esgoto, no qual Sorocaba figura na 8ª colocação, com o índice de 98,22%, após avançar 10 posições em relação ao ano passado, quando estava entre as 18 melhores notas nesse aspecto. Em contrapartida, a média Brasil foi de 55,81%.

Há, ainda, o índice de “Esgoto tratado”, no qual Sorocaba trata 90,08% do volume total gerado, o que classifica a cidade entre as oito melhores notas nesse quesito. No ranking anterior, Sorocaba figurava na 18ª posição, sendo que o índice médio dos 100 maiores municípios atingia 63,3%.

Nesta edição de 2023, assim como em anteriores, o Ranking do Saneamento também avaliou três indicadores de perdas (faturamento, distribuição e volumétrica). Em todos eles, Sorocaba figura entre os sete municípios melhores colocados. Tanto é que a autarquia realiza o Programa de Combate, Diminuição e Controle de Perdas, com investimentos constantes, incluindo recursos do Governo Federal, para a realização de ações em todas as regiões da cidade.

O ranking completo está disponível pelo link: https://tratabrasil.org.br/ranking-do-saneamento-2023/. A tabela das 100 maiores cidades encontra-se em: https://tratabrasil.org.br/wp-content/uploads/2023/03/Relatorio_Ranking-do-Saneamento-de-2023-2023.03.10.pdf .