Saae-Sorocaba roça área equivalente a 920 campos de futebol no 1º semestre de 2021.

quinta-feira, 8 de julho de 2021


O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba mantém ação contínua de roçagem de margens e taludes do Rio Sorocaba, além de córregos e bacias de contenção na cidade. Levantamento feito pela autarquia aponta que os trabalhos realizados, somente no primeiro semestre de 2021, totalizaram 10.124.803 m² de roçagem, cuja área é equivalente a 920 campos de futebol.

Uma equipe contratada, especializada nesse serviço, está responsável pelas ações diárias, que seguem programação previamente aprovada pela autarquia, atendendo cerca de 40 pontos do município, ao todo. O serviço é feito de forma criteriosa e de acordo com a demanda, embora também haja casos emergenciais, que necessitam de intervenção imediata.

No mês de janeiro, foram 2.060.782 m² de roçagens; 2.069.082 em fevereiro; 2.050.082 m² em março; 1.420.755 m² em abril; 1.108.347 m² em maio e 1.415.755 m² em junho.

A tendência é que, nesta época do ano, o serviço ocorra de dois em dois meses ou sempre que necessário, pois se trata de época de estiagem, em que a vegetação cresce menos. No início do ano, no período de chuvas, a roçagem é mais constante, geralmente todo mês”, explica o diretor-geral do SaaeSorocaba, Ronald Pereira da Silva.

Normalmente, os serviços de roçagem ocorrem ao longo do Rio Sorocaba, córrego Água Vermelha, córrego Lavapés, córrego Supiriri (Centro), Vila São João, Trujilo, Rua Ricardo Severo (CSU), Vila Moreno, córrego Piratininga, córrego Vila Matilde (Vila Rica), Rua Angelo Elias, Jd. Iguatemi, Jd. Abaeté, Jd. Brasilândia, Córrego Pitico (Matadouro), Vila São Pedro, Córrego Mineirão, córrego Vila Formosa, córrego Itanguá (fase II), Jd. São Guilherme, Pq. das Laranjeiras, Rua Estados Unidos, Jd. São Camilo, Jd. Santa Marina/Paineiras, Parque Três Meninos, córrego Pesqueiro, Vila Dálmatas, Brigadeiro Tobias, Jardim do Paço, Megaplantio, Parque das Águas, Aparecidinha, Bacia Espanhóis, Bacia Formosa, Bacia Abaeté, RDC Água Vermelha, Represa Castelinho e Jd. São Marcos.

Os funcionários diretos do Saae-Sorocaba, bem como os colaboradores de empresas terceirizadas que prestam serviço ao Saae, passaram por treinamento para executar esse trabalho da maneira adequada, com base na legislação municipal vigente, respeitando os locais onde alguns animais vivem e se reproduzem, bem como as técnicas de proteção e conservação da biodiversidade existente.

O objetivo é manter a limpeza e altura adequada da vegetação, em conformidade com o restante das áreas nos arredores. Trata-se de uma grande responsabilidade socioambiental envolvendo também a comunidade, conscientizando para a preservação do meio ambiente”, completa o diretor-geral do SaaeSorocaba.

Siga nossas Redes Sociais:

Instagram SAAE Sorocaba  https://instagram.com/saaesorocabasp?igshid=g7p4kvltct8f

Facebook SAAE Sorocaba https://www.facebook.com/saaesorocaba/