SAAE Sorocaba retoma atendimento presencial e mantém serviços essenciais.

quarta-feira, 28 de abril de 2021


O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba retoma, a partir desta quinta-feira (29), o atendimento presencial ao público, das 8h às 16h, em sua sede administrativa, localizada na avenida Pereira da Silva, 1.285, no Jardim Santa Rosália, tendo em vista que todo o estado de São Paulo permanece em transição entre a Fase 1 – Vermelha e a Fase 2 – Laranja do Plano São Paulo, de combate à Covid-19, o que permite o retorno gradual e seguro das atividades.

Para que o retorno do atendimento fosse possível, a autarquia reforça que mantém uma série de medidas relacionadas às orientações das autoridades de saúde, como forma de prevenção e combate à Covid-19, tanto no que diz respeito à higienização como as de caráter de distanciamento social.

Desta forma, mantém a distribuição de senhas e controle de acesso, com aferição de temperatura, na porta de entrada de unidade de atendimento, para que somente permaneça na sala de espera o número de pessoas que corresponda às cadeiras disponíveis, que por sua vez estão com assentos disponíveis de forma intercalada, para que seja observada a distância segura entre uma pessoa e outra, mantendo o máximo de 25% da sua capacidade de atendimento ao público.

No que diz respeito à higienização, a autarquia colocou à disposição dos munícipes recipientes com álcool em gel e com papel toalha. Por sua vez, os funcionários que realizarão o atendimento utilizarão máscaras e protetores faciais e também terão álcool em gel à disposição.

Ainda como medidas de segurança e proteção, é obrigatório o uso de máscara de proteção facial aos munícipes que se dirigem aos locais de atendimento, bem como não será permitida a entrada com acompanhantes, exceto nos casos de idosos e pai ou mãe com criança.

Todos os serviços

O atendimento presencial na sede administrativa da autarquia está sendo retomado com o oferecimento de todos os serviços disponíveis, tais como pedidos de novas ligações de água e de esgoto; religação do fornecimento de água; revisão de consumo; parcelamento de débitos; alteração de titularidade; solicitação de aferição e troca de hidrômetro; comunicado de furto de hidrômetro; mudança de cavalete de local; emissão de 2ª via de contas; alteração de titularidade, alterações cadastrais e mudança da data de pagamento das contas, entre outros.

Serviços essenciais

De acordo com o diretor-geral, Ronald Pereira da Silva, os serviços essenciais desenvolvidos pela autarquia serão mantidos normalmente, enquanto outros serão restringidos.

As restrições são consequência da redução do número de funcionários que temporariamente não poderão exercer suas funções, devido às condições de idade e patologias que os colocam no grupo de risco”, explica Ronald.

Os serviços definidos como essenciais pela autarquia incluem as operações e as manutenções relacionadas aos sistemas de água, esgoto e drenagem do município, que garantirão a captação, adução, tratamento e distribuição de água; coleta, afastamento e tratamento de esgoto; e a contenção, bombeamento e drenagem de águas pluviais.

No que diz respeito aos serviços que terão restrições, ou seja, serão desenvolvidos de acordo com a disponibilidade de funcionários em atividade, a direção da autarquia definiu a execução de novas ligações de água e de esgoto que serão realizadas em prazos maiores que os normalmente praticados, o mesmo acontecendo com as obras de extensão de redes de água, esgoto e drenagem, que serão executadas de acordo com as prioridades e disponibilidade de pessoal.

Serviços on-line para evitar filas e aglomerações

Esta iniciativa tem como objetivo oferecer maior comodidade e agilidade nos serviços prestados à população, evitando a necessidade de deslocamento e comparecimento presencial, principalmente neste momento, que devido à pandemia da COVID-19.

Aos munícipes que não desejarem se deslocar até a sede administrativa da autarquia, os serviços on-line continuarão sendo colocados à disposição, bastando acessar o site www.saaesorocaba.com.br.

Atualmente, os serviços que podem ser solicitados remotamente são: atualização cadastral; revisão de consumo por vazamento sanado; novas ligações de água e esgoto; emissão de segunda via das contas de água e esgoto; declaração anual de quitação; certidão negativa de débitos; histórico de consumo; alteração da data de vencimento das contas; corte e retirada de hidrômetro; corte a pedido; consultas a pagamentos; Tarifa Social e alteração de categoria.

O Saae, além dos serviços on-line oferecidos pela sua agência virtual, disponibiliza ainda canais de comunicação diretos de atendimento ao munícipe, pelos WhatsApps: (15) 98158-0442 (pedidos de religação de água) e (15) 99850-3936 (para informar sobre falta de água, vazamentos de água e esgoto, limpeza de bocas de lobo e troca de registro), bem como os telefones 0800-7701195 (ligação gratuita) e (15) 3224-5800. Por fim, o e-mail: fale@saaesorocaba.sp.gov.br.