Saae-Sorocaba promove encontro sobre saúde mental materna para servidoras

segunda-feira, 13 de maio de 2024


 

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba promoveu, na sexta-feira (10), um encontro direcionado às servidoras da autarquia, no auditório do Centro Operacional. O tema abordado foi a saúde mental materna, iniciativa em alusão ao mês da campanha Maio Furta-Cor, bem como, também, à proximidade do Dia das Mães, comemorado no domingo (12).

 

Cerca de 40 servidoras e estagiárias, das diretorias Administrativa-Financeira, Compras e Suprimentos, Engenharia, Empreendimentos e Projetos, Operacionais de Água, Esgoto e de Infraestrutura e Logística, participaram do evento.

 

A atividade, uma iniciativa do Departamento de Recursos Humanos do Saae-Sorocaba, contou com a colaboração da psicóloga convidada Danielle Shibayama, com o intuito de conscientizar sobre a importância da saúde mental e o impacto da maternidade no dia a dia das mulheres, inclusive na convivência e no ambiente de trabalho.

 

Além da apresentação, materiais informativos a respeito do assunto foram distribuídos às participantes, contendo dicas e recomendações sobre como cuidar da saúde mental. Como, por exemplo, praticar o autocuidado, priorizar o sono de qualidade, buscar alimentação saudável, realizar atividades prazerosas no dia a dia, adotar a prática de atividades físicas, empenhar-se em atividades relaxantes (como meditação), e parar por alguns minutos para prestar atenção aos próprios sentimentos, tirando um momento para se ver, se ouvir, sentindo e acolhendo suas emoções.

 

Por que Maio Furta-Cor?

 

Maio é o mês que se comemora o Dia das Mães, momento oportuno de discutir causas maternas. Furta-Cor é uma cor cuja tonalidade se altera de acordo com a luz que recebe, não tendo uma cor absoluta. No espectro da maternidade não é diferente, pois nele cabem todas as cores.

 

A campanha Maio Furta-Cor tem como objetivo sensibilizar a população para a causa da saúde mental materna; promover ações de conscientização em saúde mental materna, baseadas em evidências científicas e estimular a construção de políticas públicas de saúde para mulheres mães.