Saae-Sorocaba promove ações contínuas de segurança para seus profissionais

segunda-feira, 29 de agosto de 2022


O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba promove o investimento contínuo em ações de segurança para seus profissionais, ocasionando também em cada vez mais eficiência dos procedimentos técnicos, prevenção máxima a acidentes e excelência nos serviços prestados à população. As iniciativas prosseguem mês e mês, com calendário já definido para setembro e outubro deste ano.

As certificações abrangem treinamentos continuados sobre Primeiros Socorros, NR05 – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), NR10 Curso complementar – SEP Reciclagem (Segurança no sistema elétrico de potência e em suas proximidades), NR18 – Valas e Escavações, NR33 – Espaço Confinado – Formação e Reciclagem e NR35 – Trabalho em altura – Formação e Reciclagem.

Em 2021, ao todo, 257 profissionais foram qualificados no aprimoramento das técnicas de segurança e eficiência dos procedimentos para atuar em valas e escavações (NR18), cursos que foram organizados em turmas com, em média, 40 servidores, cada. A mesma formação, neste ano, contando já a 12ª e última turma, que teve os trabalhos concluídos nesta quinta (25) e sexta-feiras (26), habilitou mais 41 trabalhadores.

Por sua vez, os treinamentos em Primeiros Socorros e nas demais Normas Regulamentadoras (NRs 05, 10, 33 e 35) começaram a ser executados no início deste ano e, até o momento, 387 certificações já foram realizadas. Para os meses de setembro e outubro, já está programado um total de 12 turmas assistirem às aulas, as quais somam cerca de 230 servidores.

O Saae-Sorocaba busca, sempre, a máxima segurança dos seus servidores, bem como entende que a capacitação profissional é fundamental à realização dos procedimentos necessários durante a jornada de trabalho, promovendo igualmente a excelência dos serviços prestados à população”, destaca o diretor-geral da autarquia, Tiago Suckow.

As capacitações são planejadas, em um primeiro momento, na exposição de todo o conteúdo teórico sobre cada tema, com aplicação de prova. Em uma segunda etapa, ocorre a parte prática, em locais específicos, como as dependências do Centro Operacional e da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) S1, com a participação dos trabalhadores operacionais, engenheiros e equipes administrativas do Saae-Sorocaba, além dos representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sorocaba – SSPMS e do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador – CEREST.

Os cursos têm sido ministrados pelo engenheiro Flávio Gonçalves, por meio da empresa SSO Treinamentos, e pelos instrutores Thiago Alcântara Trindade e Rodrigo Perroud Seixas, da empresa Star Engenharia e Medicina Ocupacional. Todos seguem os procedimentos e as condições recomendados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e são supervisionados pelos Setores de Políticas de Pessoal e Treinamentos (SPPT) e Segurança do Trabalho (SST) do Saae-Sorocaba.

Aquisições de materiais e equipamentos

Além dos treinamentos, o Saae-Sorocaba igualmente tem investido na aquisição de materiais e equipamentos voltados à segurança, tanto individual, como coletiva dos seus trabalhadores.

Em 2021, a autarquia já havia realizado a compra de 76 estroncas mecânicas, de diversas aberturas. Os equipamentos servem para escoramento e manutenção da estabilidade de taludes, proporcionando mais segurança e agilidade aos procedimentos técnicos executados pela autarquia em valas e escavações.

Neste ano, houve a compra de quatro escoramentos blindados. Esse tipo de escoramento permite soluções rápidas e eficientes no trabalho em valas e na contenção de solo, proporcionando sempre mais segurança e agilidade aos procedimentos técnicos, sobretudo, em escavações.

Além dos treinamentos constantes oferecidos aos nossos servidores, estamos sempre atentos e investindo em materiais e equipamentos, para que nossos trabalhadores tenham toda a proteção necessária na execução de suas atividades diárias. É prioridade garantir a segurança e a plena condição de trabalho aos nossos profissionais”, completa o diretor-geral do Saae-Sorocaba.