Saae-Sorocaba orienta usuários sobre consumo consciente de água.

quinta-feira, 27 de maio de 2021


O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba inicia uma campanha de conscientização dos usuários quanto ao consumo de água, como forma de contribuir para a garantia do abastecimento, enfrentando o período anual de estiagem, que costuma ocorrer entre os meses de junho e setembro.

De acordo com o diretor-geral do Saae, Ronald Pereira da Silva, a autarquia está totalmente preparada para enfrentar a estiagem, mas é preciso que a população também faça a sua parte. “Mesmo tendo um excelente sistema de abastecimento e estrutura para atender a população, é imprescindível a colaboração dos usuários na economia de água. Precisamos, em todo tempo, fazer o uso consciente e, neste período, essa necessidade aumenta”, destaca.

O pedido do Saae decorre ainda da previsão de estiagem em todo Estado de São Paulo. Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os meses de maio e junho têm cerca de 60% de chance de serem de chuvas abaixo da normalidade histórica, demonstrando um ano desafiador, ainda sob a influência do fenômeno climático “La Niña”.

Nos quatro primeiros meses de 2021, o índice pluviométrico em Sorocaba ficou abaixo da média histórica de 647,3 milímetros e atingiu 300,6 milímetros. “Evitar o desperdício e mostrar que é importante que toda a população use a água com consciência. Essa é a mensagem da campanha do Saae. Apesar da adequada estrutura existente no município, é necessário estar atento para evitar o consumo excessivo de água”, acrescenta o diretor-geral do Saae.

O Saae-Sorocaba tem 67 reservatórios ativos de água tratada na cidade que, juntos, têm capacidade de armazenamento de 101.590 metros cúbicos. São reservatórios térreos e elevados, adequados às necessidades da região atendida. A grande capacidade de reserva é resultado de investimentos feitos pela autarquia ao longo dos anos.

Confira as dicas

Ações simples adotadas no dia a dia e que contribuem para o uso consciente da água, estão disponibilizadas pelo Saae em um folheto explicativo completo, que pode ser acessado pelo link: https://www.saaesorocaba.com.br/arquivos/panfletos/economia-de-agua-de-um-banho-de-inteligencia.pdf

Entre as principais dicas, estão:

1) Feche bem as torneiras após o uso e enquanto escova os dentes ou faz a barba;

2) Evite banhos demorados;

3) Antes de lavar a louça, remova restos de comida dos pratos e das panelas, deixando-os de molho;

4) Evite lavar as calçadas e o carro com mangueira;

5) Molhe as plantas ao entardecer ou amanhecer, quando o sol é mais ameno;

6) Utilize a capacidade máxima da máquina de lavar roupas e fique atento a possíveis vazamentos em pias, chuveiros e vasos sanitários.

Canais de contato

Para receber denúncias de comportamentos que caracterizem desperdício de água ou apontar casos de vazamentos ou outras ações do tipo, a autarquia coloca à disposição dos munícipes, que não precisam se identificar, os seguintes canais de comunicação: e-mail fale@saaesorocaba.sp.gov.br e o WhatsApp (15) 98158-0356.

A autarquia continua executando investimentos para melhorar e ampliar a oferta de serviços de forma constante, mas o apoio de cada um é muito importante neste momento. É essencial combater o desperdício, para que os níveis dos reservatórios não fiquem abaixo do necessário”, ressalta Ronald Pereira da Silva.

Siga nossas Redes Sociais:

Instagram SAAE Sorocaba  https://instagram.com/saaesorocabasp?igshid=g7p4kvltct8f

Facebook SAAE Sorocaba https://www.facebook.com/saaesorocaba/