Saae-Sorocaba orienta nas contas de consumo sobre uso consciente e economia de água
sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba tem disponibilizado, durante este mês de fevereiro, panfletos educativos quanto ao uso consciente e a economia de água no dia a dia, junto das contas mensais de consumo. Cerca de 252 mil desses informativos estão sendo entregues nas residências pelos leituristas.
De forma rotineira, o Saae-Sorocaba vinha orientando a população no sentido de evitar o desperdício de água, por meio de campanha permanente de comunicação, enfatizada, principalmente, durante os últimos períodos de estiagem. Porém, como precaução no período de chuvas deste ano, a campanha segue com atenção de forma preventiva para os próximos anos.
De acordo com o diretor-geral do Saae-Sorocaba, Glauco Fogaça, a autarquia está preparada para enfrentar a estiagem deste ano, que costuma ocorrer entre os meses de junho e outubro, mas é preciso que a população também faça a sua parte. “Mesmo tendo um excelente sistema de abastecimento e estrutura para atender a população, é imprescindível a colaboração dos usuários na economia de água. Precisamos, em todo tempo, fazer o uso consciente da água”, destaca.
A necessidade da campanha de conscientização da população sorocabana também adota como base os dados da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), os quais apontam que 110 litros (0,11 m3) de água por dia são suficientes para atender as necessidades básicas do ser humano. Outra informação levada em consideração é a média nacional de consumo de água, de 155 litros diários por pessoa, bem como a média da população sorocabana, de 187 litros por pessoa, ao dia. Ou seja, o sorocabano consome muito acima da média do País e do recomendado pela ONU e OMS.
O Saae-Sorocaba tem 70 reservatórios ativos de água tratada na cidade que, juntos, têm capacidade de armazenamento de 108.415.000 metros cúbicos. São reservatórios térreos e elevados, adequados às necessidades da região atendida. A grande capacidade de reserva é resultado de investimentos feitos pela autarquia ao longo dos anos.
Por exemplo, o Sistema Ferraz/Castelinho e o Ipaneminha se mantém com, respectivamente, 85% e 90% da capacidade total. Os dados da represa de Itupararanga, principal manancial que abastece Sorocaba e disponibilizados oficialmente pela empresa CBA, também são acompanhados pela autarquia e estão dentro do previsto. Os níveis são considerados satisfatórios para esse período do ano e o Saae-Sorocaba segue monitorando os dados de consumo e os índices das represas, com o objetivo de garantir o pleno abastecimento da população. Qualquer tipo de racionamento está descartado neste ano.
A autarquia ainda mantém, por intermédio de sua equipe de Educação Ambiental, dois programas educativos permanentes. Pelo programa “Água Viva”, entidades e escolas podem conhecer como opera a Estação de Tratamento de Água (ETA) Cerrado, como a água potável chega até as casas e orientações sobre uso consciente. Por sua vez, o “Revivágua” oferece visita monitorada à maior Estação de Tratamento de Esgoto da cidade, a ETE-S1. Os participantes aprendem sobre o processo de tratamento do esgoto gerado na cidade, além da despoluição do Rio Sorocaba e o uso consciente da água. Escolas, entidades, empresas e demais instituições interessadas podem solicitar as atividades de Educação Ambiental do Saae-Sorocaba, pelo e-mail: edambiental@saaesorocaba.sp.gov.br. É recomendado informar a quantidade prevista de público, a faixa etária, o tipo de ação, assim como as opções de datas e horários.
Confira as dicas de economia
Ações simples adotadas no dia a dia e que contribuem para o uso consciente da água, estão disponibilizadas pelo Saae-Sorocaba em um folheto explicativo completo, que pode ser acessado pelo link: https://www.saaesorocaba.com.br/arquivos/panfletos/economia-de-agua-de-um-banho-de-inteligencia.pdf.
Entre as principais dicas, estão:
1) Feche bem as torneiras após o uso e enquanto escova os dentes ou faz a barba;
2) Evite banhos demorados;
3) Antes de lavar a louça, remova restos de comida dos pratos e das panelas, deixando-os de molho;
4) Evite lavar as calçadas e o carro com mangueira;
5) Molhe as plantas ao entardecer ou amanhecer, quando o sol é mais ameno;
6) Utilize a capacidade máxima da máquina de lavar roupas e fique atento a possíveis vazamentos em pias, chuveiros e vasos sanitários.
Outro material divulgado é a Calculadora de Consumo de Água, que foi elaborada pelo Saae-Sorocaba e está disponível on-line, pelo link: https://www.saaesorocaba.com.br/calculadora-de-consumo-de-agua/. A ferramenta permite que a população, de forma gratuita e simples, tenha melhor avaliação e controle do consumo residencial de água.
Canais de contato
Para receber denúncias de comportamentos que caracterizem desperdício de água ou apontar casos de vazamentos ou outras ações do tipo, a autarquia coloca à disposição dos munícipes, que não precisam se identificar, o e-mail: fale@saaesorocaba.sp.gov.br e o WhatsApp: (15) 99793-2526.
“A autarquia continua executando investimentos para melhorar e ampliar a oferta de serviços de forma constante, mas o apoio de cada um é muito importante neste momento. É essencial combater o desperdício, para que os níveis dos reservatórios não fiquem abaixo do necessário”, ressalta Glauco Fogaça.