SAAE Sorocaba mantém serviços essenciais e informa canais de atendimento.

quinta-feira, 18 de março de 2021


A direção do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba definiu uma série de fatores e ações a serem colocadas em prática, que envolverão as atividades da autarquia, tanto de forma interna como externa, no período em que estiverem vigorando as medidas emergenciais, de caráter temporário e excepcional, impostas pelo Governo do Estado de São Paulo para todo o Estado, bem como seguindo as medidas estabelecidas pela Prefeitura de Sorocaba através da Portaria 22.976 do Decreto 26.141, entre os dias 15 e 30 de março de 2021, caso não haja nova prorrogação prazo, objetivando conter o avanço dos casos de COVID-19 na cidade.

De acordo com o diretor-geral, Ronald Pereira da Silva, os serviços essenciais desenvolvidos pela autarquia serão mantidos normalmente, enquanto outros serão restringidos ou suspensos temporariamente.

As restrições são consequência da redução do número de funcionários que temporariamente não poderão exercer suas funções, devido às condições de idade e patologias que os colocam no grupo de risco. Devido a isso, determinados serviços serão suspensos integralmente, enquanto que outros funcionarão parcialmente”, explica Ronald.

Serviços essenciais

Os serviços definidos como essenciais pela autarquia incluem as operações e as manutenções relacionadas aos sistemas de água, esgoto e drenagem do município, que garantirão a captação, adução, tratamento e distribuição de água; coleta, afastamento e tratamento de esgoto; e a contenção, bombeamento e drenagem de águas pluviais.

Serviços e atendimento presencial suspensos

Já as atividades da autarquia que serão suspensas integralmente incluem os pedidos de novas ligações de água e esgoto e o atendimento presencial ao público na sede administrativa da autarquia, localizada no Jardim Santa Rosália, e nos postos instalados nas Casas do Cidadão.

Novas ligações

Quanto aos serviços que terão restrições, ou seja, serão desenvolvidos de acordo com a disponibilidade de servidores em atividade, a direção da autarquia definiu a suspensão da execução de novas ligações de água e de esgoto, com exceção somente as ligações solicitadas pelos munícipes, até sexta-feira (19), e agendadas por meio de uma programação estabelecida, que serão realizadas em prazos maiores que os normalmente praticados, o mesmo acontecendo com as obras de extensão de redes de água, esgoto e drenagem, que serão executadas de acordo com as prioridades e disponibilidade de pessoal.

Serviços on-line e canais de atendimento

Para colaborar no combate ao avanço da COVID-19, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) orienta a população sobre o uso dos canais digitais, bem como a agência virtual disponível através do site www.saaesorocaba.com.br.

Atualmente, os serviços que podem ser solicitados remotamente são: atualização cadastral; revisão de consumo por vazamento sanado; emissão de segunda via das contas de água e esgoto; declaração anual de quitação; certidão negativa de débitos; histórico de consumo; alteração da data de vencimento das contas; corte e retirada de hidrômetro; corte a pedido e consultas a pagamentos.

O Saae, além dos serviços on-line oferecidos pela sua agência virtual, oferece ainda como canais de comunicação diretos de atendimento ao munícipe os Whatsapps (15) 98158-0442 (pedidos de religação de água) e (15) 99850-3936 (para informar sobre falta de água, vazamentos de água e esgoto, limpeza de bocas de lobo e troca de registro), bem como os telefones 0800 770 11 95 (ligação gratuita) e 3224 5800, por fim, o e-mail fale@saaesorocaba.sp.gov.br e o Whatsapp (15) 99767 7606 para informações durante a pandemia da COVID-19.