Saae-Sorocaba lança calculadora virtual para avaliação e controle do consumo residencial de água pela população

quarta-feira, 11 de agosto de 2021


 

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba disponibiliza uma nova ferramenta para que a população tenha uma melhor avaliação e controle do consumo residencial de água. A Calculadora de Consumo de Água está disponível on-line, pelo link: https://www.saaesorocaba.com.br/calculadora-de-consumo-de-agua/. Trata-se de mais uma ação da autarquia como parte de sua Campanha de Conscientização para o Uso Consciente e contra o Desperdício de Água.

 

“O objetivo é auxiliar cada família a ter um melhor controle quanto ao consumo de água por pessoa, ao dia, no seu imóvel, bem como conscientizar a todos sobre a necessidade de se fazer o uso consciente, sem desperdício”, destaca o diretor-geral do Saae-Sorocaba, Ronald Pereira da Silva.

 

Desde o início de 2021, o Saae-Sorocaba tem disponibilizado a informação do consumo médio diário, em litros, nas contas de consumo de seus usuários. Com esse dado em mãos, acessando a nova ferramenta e inserindo ainda a quantidade de pessoas moradoras do imóvel, o munícipe consegue calcular e visualizar em qual faixa de consumo atualmente está enquadrado.

 

São cinco faixas de consumo: Ótimo (consumo de até 110 litros por pessoa, ao dia), Adequado (entre 111 e 130 litros/pessoa/dia), Médio (entre 131 e 155 litros/pessoa/dia), Alto (entre 156 e 185 litros/pessoa/dia) e Muito alto (acima de 185 litros/pessoa/dia). Concluído o cálculo, o resultado é apresentado pelo “Saaezinho”, uma mascote criada para incentivar o consumo consciente, que apresenta o resultado e, ainda, dá dicas de economia de água.

 

As categorias foram definidas com base nos dados da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), os quais apontam que 110 litros (0,11 m3) de água por dia é suficiente para atender às necessidades básicas do ser humano. Outra informação levada em consideração é a média nacional de consumo de água, de 155 litros diários por pessoa, bem como a média da população sorocabana, de 187 litros por pessoa, ao dia.

 

“Ou seja, o consumo de água em Sorocaba está muito acima da média do Brasil e daquela apontada pela OMS e ONU. O Saae-Sorocaba considera que o consumo consciente da água pela população é imprescindível para a preservação dos mananciais hídricos do município. A colaboração dos usuários é essencial, durante todo o ano”, aponta o diretor-geral do Saae-Sorocaba.

 

Campanha de conscientização

 

De forma rotineira, o Saae-Sorocaba já orienta a população no sentido de evitar o desperdício de água, por meio do seu site, redes sociais e com o apoio da imprensa. A colaboração da população é fundamental, motivo pelo qual a autarquia realiza campanhas frequentes para enfatizar a importância desse hábito.

 

As ações, neste ano, têm sido intensificadas. Esse trabalho, inclusive, abrange interação com a população. A equipe de Educação Ambiental do Saae-Sorocaba vem desenvolvendo um trabalho diferenciado de orientação sobre o uso consciente da água, abrangendo a cidade como um todo. A atividade consiste em visitas nas portas das residências, com a abordagem aos munícipes sobre possíveis situações de desperdício.

 

Ações simples adotadas no dia a dia e que contribuem para o uso consciente da água, estão disponibilizadas pelo Saae em um folheto explicativo completo, que pode ser acessado pelo link: https://www.saaesorocaba.com.br/arquivos/panfletos/economia-de-agua-de-um-banho-de-inteligencia.pdf

 

Vale destacar algumas dicas: 1) evitar gastos desnecessários e desperdícios, tais como: fechar bem as torneiras após o uso e enquanto escova os dentes ou faz a barba; 2) evitar banhos demorados; 3) antes de lavar a louça, remover restos de comida dos pratos e das panelas, deixando-os de molho; 4) evitar lavar as calçadas e o carro com mangueira; 5) molhar as plantas ao entardecer ou amanhecer, quando o sol é mais ameno e 6) utilizar a capacidade máxima da máquina de lavar roupas e ficar atento a possíveis vazamentos em pias, chuveiros e vasos sanitários.

 

Para receber informações de comportamentos que caracterizem desperdício de água ou apontar casos de vazamentos e outras ações semelhantes, o Saae-Sorocaba coloca à disposição dos munícipes, que não precisam se identificar, os seguintes canais de comunicação: e-mail fale@saaesorocaba.sp.gov.br e WhatsApp (15) 98158-0356.

 

O Saae-Sorocaba continua realizando investimentos para a melhoria contínua e a ampliação da oferta de serviços na cidade, mas o apoio de cada um é fundamental. “É essencial combater o desperdício, para que os níveis dos reservatórios de água não fiquem abaixo do necessário”, finaliza Ronald Pereira da Silva.