Saae-Sorocaba inaugura nova Central de Atendimento no Pátio Cianê Shopping.

quarta-feira, 23 de junho de 2021


O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba inaugurou, na manhã desta terça-feira (22), sua nova Central de Atendimento. Desde o meio-dia, o serviço já está disponível aos usuários no Piso L1, Bloco B, do Pátio Cianê Shopping, na Avenida Doutor Afonso Vergueiro, 823, Centro. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

A inauguração da nova unidade contou com a presença do prefeito Rodrigo Manga; do diretor-geral do Saae-Sorocaba, Ronald Pereira da Silva; dos vereadores Vitão do Cachorrão e Fausto Peres; e do superintendente do Pátio Cianê Shopping, Thiago Heitor Camargo de Faria.

A nova Central de Atendimento conta com um espaço moderno, composto por 10 guichês, sendo oito para atendimentos convencionais e dois para questões jurídicas, além de sala de espera. “Trata-se de um espaço bem estruturado, que oferece ainda mais conforto e segurança ao munícipe. A unidade tem localização estratégica e de fácil acesso, ao lado do principal terminal de ônibus de Sorocaba, o Santo Antônio”, destacou o prefeito Rodrigo Manga.

Atualmente, o Saae-Sorocaba realiza cerca de 10 mil atendimentos por mês, presencialmente ou de forma virtual, este principalmente durante a pandemia. “Ativamos essa nova unidade em tempo recorde, inovando. O Saae-Sorocaba sempre está preocupado em proporcionar um atendimento de excelência. O objetivo é trabalhar para melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços à população”, completa o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Ronald Pereira da Silva.

Já, o superintendente do Pátio Cianê Shopping, Thiago Heitor Camargo de Faria, elogiou a postura da Administração Municipal em somar forças com a iniciativa privada. “Tenho a certeza de que esta é apenas a primeira parceria, de muitas que virão com a Prefeitura de Sorocaba. Estamos sempre à disposição para ações como esta”, mencionou.

Outras unidades e serviços

A nova unidade do Saae/Sorocaba no Pátio Cianê Shopping junta-se aos postos de atendimento instalados nas sete unidades das Casas do Cidadão (Brigadeiro Tobias, Éden, Ipanema, Ipiranga, Itavuvu, Paço Municipal e Vila Hortência), fazendo com que a autarquia esteja presente com o seu atendimento em todas as regiões da cidade.

Todos os serviços oferecidos pela autarquia podem ser solicitados, tanto em sua Central de Atendimento, como nas unidades das Casas do Cidadão, sendo eles: pedidos de novas ligações de água e de esgoto; religação do fornecimento de água; revisão de consumo; parcelamento de débitos; alteração de titularidade; solicitação de aferição e troca de hidrômetro; mudança de local de cavalete; emissão de 2ª via da conta; alteração de titularidade ou cadastrais, mudança da data de pagamento das contas, entre outros.

Atendimento pelo número do CPF

Em decorrência da pandemia da Covid-19, como forma de garantir a segurança sanitária dos munícipes, o atendimento presencial ao público, tanto na nova Central de Atendimento, como nos postos de atendimento nas Casas do Cidadão, segue obedecendo à numeração do Cadastro de Pessoa Física (CPF), para evitar aglomerações e garantir agilidade e conforto a todos, mantendo os seguintes critérios:

segunda-feira – portadores de CPF com dígitos finais 1 e 2;

terça-feira – portadores de CPF com dígitos finais 3 e 4;

quarta-feira – portadores de CPF com dígitos finais 5 e 6;

quinta-feira – portadores de CPF com dígitos finais 7 e 8;

sexta-feira – portadores de CPF com dígitos finais 9 e 0.

Além do atendimento pelo número do CPF, o Saae-Sorocaba mantém a distribuição de senhas e o controle de acesso, com aferição da temperatura na porta de entrada das unidades de atendimento. A recomendação é que somente permaneça na sala de espera o número limitado de pessoas que corresponda às cadeiras disponíveis que, por sua vez, estão com assentos livres de forma intercalada, para que seja observada a distância segura entre uma pessoa e outra.

A autarquia colocou à disposição dos munícipes recipientes com álcool em gel e papel toalha. Já, os colaboradores que realizam o atendimento utilizam máscara e protetor facial, além de também terem álcool em gel à disposição. Também é obrigatório o uso de máscara de proteção facial aos munícipes que se dirigirem aos locais de atendimento, bem como não será permitida a entrada com acompanhantes, exceto nos casos de idosos e pai, mãe ou responsável com criança.

Serviços e atendimento on-line

Para a comodidade do munícipe e agilidade nos serviços prestados, evitando a necessidade de deslocamento e comparecimento presencial, principalmente neste momento de pandemia, os usuários podem também usufruir dos serviços on-line do SaaeSorocaba, que estão à disposição no site: www.saaesorocaba.com.br.

Os serviços que podem ser solicitados remotamente são: atualização cadastral; revisão de consumo por vazamento sanado; novas ligações de água e esgoto; emissão de 2ª via das contas de água e esgoto; declaração anual de quitação; certidão negativa de débitos; histórico de consumo; alteração da data de vencimento das contas; consultas a pagamentos; Tarifa Social, alteração de categoria, entre outros.

O SaaeSorocaba, além dos serviços on-line oferecidos pela sua Agência Virtual, disponibiliza ainda canais de comunicação diretos de atendimento ao munícipe, pelo WhatsApp (15) 99850-3936 (para informar sobre religação e falta de água, eventuais vazamentos de água e esgoto, limpeza de bocas de lobo e troca de registro, entre outros serviços), bem como os telefones 0800-7701195 (ligação gratuita), (15) 3224-5800 e o e-mail: fale@saaesorocaba.sp.gov.br.

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