Saae-Sorocaba finaliza limpeza das Bacias de Contenção do Abaeté, Campolim e Parque dos Espanhóis

sexta-feira, 7 de novembro de 2025


O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba finalizou, nesta sexta-feira (7), a limpeza e a manutenção preventiva, bem como a retirada de mato e algas da bacia do Reservatório de Detenção de Cheias (RDC) do Jardim Abaeté, das Bacias de Contenção do Campolim e Parque dos Espanhóis. As intervenções ocorrem periodicamente, para auxiliar na manutenção dos locais e evitar a proliferação das plantas que podem prejudicar a vida aquática, além de retomar o seu visual de origem.

Os trabalhos tiveram início em outubro e foram realizados por servidores da autarquia. Em todas elas, foram mobilizadas duas equipes e, de acordo com a complexidade, retroescavadeira, escavadeira hidráulica e munck com estrutura gradeada, para remover as plantas aquáticas com mais agilidade.

Em específico no Campolim, houve a retirada dos resíduos que ficaram depositados na primeira das três bacias no Parque “Carlos Alberto de Souza”, ao longo da Avenida Domingos Júlio. O material foi transportado por caminhões e depositado em aterro apropriado. Também foi feita a remoção de mato e demais resíduos que são carregados em dias de chuva.

Paralelamente, equipes no solo e em embarcação, de forma manual, utilizaram boias de contenção, delimitando a área limpa, e cabo preso a um vergalhão de ganchos, para arrastar a vegetação a um ponto do lago ao alcance das máquinas.

Esse foi o mesmo sistema adotado pelo Saae-Sorocaba para as limpezas do Reservatório de Detenção de Cheias (RDC) no Jardim Abaeté, que ocorrem desde 2021, assim como dos lagos do Parque das Águas, também desde 2021, no Parque da Formosa, em 2022 e 2025, no Parque Kasato Maru, em 2025, e no Parque Vitória Régia 2, em 2022 e 2025.