Saae-Sorocaba conclui limpeza e manutenção preventiva nas Bacias de Contenção do Campolim

terça-feira, 6 de janeiro de 2026


O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba concluiu, no último fim de semana (3 e 4), a limpeza e manutenção preventiva das Bacias de Contenção do bairro Campolim, na Zona Sul da cidade. O objetivo é que o sistema permaneça preservado e em plenas condições de funcionamento nos períodos de chuvas intensas, além de evitar a proliferação das plantas que podem prejudicar a vida aquática e retomar o seu visual de origem.

O serviço, que teve início no final de dezembro, foi executado por equipes de servidores da autarquia. Na ação, foram mobilizadas duas equipes, retroescavadeira e caminhão para a retirada dos resíduos na primeira das três bacias no Parque “Carlos Alberto de Souza”, ao longo da Avenida Domingos Júlio.

Paralelamente, equipes no solo e em embarcação, de forma manual, fizeram a roçagem das encostas no entorno e recolheram árvores caídas em virtude das ocorrências de chuvas e vendavais do fim de ano. A vegetação removida foi descartada no Aterro de Inertes pela Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), em caminhão com capacidade para até seis metros cúbicos, também utilizado na operação.

Antes, durante os meses de agosto, setembro e novembro, equipes do Saae-Sorocaba realizaram, tanto na primeira como na segunda bacia, os trabalhos de escavação, retirada dos resíduos e bancos de areia, com uso de escavadeira hidráulica e de caminhões para o transporte dos sedimentos, além da roçagem do entorno e troca das grades da caixa despejo.

Implantado pela autarquia no final dos anos 1990, o sistema de contenção e drenagem de águas de chuva eliminou os alagamentos que, até então, eram registrados na região do Campolim.

Os serviços no Campolim seguem programação pré-definida pelo Saae-Sorocaba, que engloba a manutenção preventiva de todos os córregos e Bacias de Contenção do município.

A autarquia já executou manutenções preventivas desse tipo, por exemplo, em córregos dos bairros Brigadeiro Tobias, Jardim Brasilândia, Jardim Leocádia, Jardim Mathilde, Jardim Paulistano, Jardim Piratininga, Jardim Prestes de Barros (Lavapés), Mineirão, Parque das Laranjeiras, Vila Barão, além das Bacias de Contenção do Abaeté, Campolim, Parque dos Italianos, Parque Kasato Maru, Norcross e Rua Panamá (Barcelona), bem como nas duas bacias do Reservatório de Detenção de Cheias (RDC) da Água Vermelha e lagos no Jardim Santa Catarina e nos Parques João Pellegrini (Central Parque) e Vila Formosa.