Atendimento presencial ao público foi retomado

segunda-feira, 20 de julho de 2020


Cumprindo o disposto no Processo 8.579/2020 e na Portaria 22.957, assinados pela prefeita Jaqueline Coutinho e publicados na edição da última sexta-feira (17) do jornal Município de Sorocaba, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba está retomando, a partir desta segunda-feira (20), das 8h às 16h, o atendimento presencial ao público em sua sede administrativa, localizada na avenida Pereira da Silva, 1.285, no Jardim Santa Rosália.

Para que o retorno do atendimento fosse possível, a autarquia adotou uma série de medidas relacionadas às orientações das autoridades de saúde, como forma de prevenção e combate à Covid-19, tanto no que diz respeito à higienização como as de caráter de distanciamento social.

Desta forma, serão distribuídas senhas até as 16h e ocorrerá o controle de acesso na porta de entrada da unidade de atendimento da autarquia, para que somente permaneça na sala de espera o número de pessoas que corresponda às cadeiras disponíveis, que por sua vez estão com assentos disponíveis de forma intercalada, para que seja observada a distância segura entre uma pessoa e outra. No caso da existência de fila no lado de fora da unidade, as calçadas estão devidamente demarcadas, para que também seja mantida a distância regulamentar.

No que diz respeito à higienização, a autarquia colocou à disposição dos munícipes recipientes com álcool em gel e com papel toalha. Por sua vez, os funcionários que realizarão o atendimento utilizarão máscaras e protetores faciais e também terão álcool em gel à disposição.

Ainda como medidas de segurança e proteção, é obrigatório o uso de máscara de proteção facial aos munícipes que se dirigem à central de atendimento, bem como não será permitida a entrada com acompanhantes, exceto nos casos de idosos e pai ou mãe com criança.

Todos os serviços

O atendimento presencial na sede administrativa da autarquia está sendo retomado com o oferecimento de todos os serviços disponíveis, tais como pedidos de novas ligações de água e de esgoto; religação do fornecimento de água; revisão de consumo; parcelamento de débitos; alteração de titularidade; solicitação de aferição e troca de hidrômetro; comunicado de furto de hidrômetro; mudança de cavalete de local; emissão de 2ª via de contas; alteração de titularidade, alterações cadastrais e mudança da data de pagamento das contas, entre outros.

Serviços on-line

Aos munícipes que não desejarem se deslocar até a sede administrativa da autarquia ou Casas do Cidadão, os serviços on-line continuarão sendo colocados à disposição, bastando acessar o site www.saaesorocaba.com.br.

Atualmente, os serviços que podem ser solicitados remotamente são os de pedidos de revisão de consumo por vazamento sanado; novas ligações de água e de esgoto; emissão de 2ª via das contas de água e esgoto; declaração anual de quitação; certidão negativa de débitos; histórico de consumo; alteração da data de vencimento das contas; atualização cadastral e consultas a pagamentos.

Além desses serviços, a autarquia oferece ainda como canais de comunicação os telefones 0800 770 11 95 (ligação gratuita) e 3224 5800; o e-mail fale@saaesorocaba.sp.gov.br e os whatsapps 9 9850 3936 (falta de água, vazamentos de água e esgoto), 9 8158 0442 (religação de água) e 9 9767 7606 (orientações gerais).

Número do CPF

Também como medida para evitar aglomerações de pessoas, a autarquia vai realizar o atendimento presencial ao público obedecendo a numeração do Cadastro de Pessoa Física (CPF), na seguinte forma: segunda-feira – portadores de CPF com dígitos finais 1 e 2; terça-feira – portadores de CPF com dígitos finais 3 e 4; quarta-feira – portadores de CPF com dígitos finais 5 e 6; quinta-feira – portadores de CPF com dígitos finais 7 e 8; sexta-feira – portadores de CPF com dígitos finais 9 e 0.

Casas do Cidadão

Os postos de atendimento da autarquia instalados em cinco Casas do Cidadão também estão atendendo ao público de forma presencial. Na unidade instalada no Paço Municipal o atendimento ocorre das 8h30 às 16h30, enquanto que as Casas do Cidadão do Jardim Ipiranga, Éden, Itavuvu e Vila Hortência funcionam das 8h às 16h.

Como forma de evitar aglomeração de pessoas, para o combate ao coronavírus, o atendimento ao público nas Casas do Cidadão também obedece ao critério do último dígito do número do CPF dos munícipes.