Saae realiza palestra sobre prevenção ao suicídio

sexta-feira, 27 de setembro de 2019


No mês da Campanha de Conscientização sobre a Prevenção do Suicídio o Saae Sorocaba promoveu aos funcionários do Centro Operacional, na manhã desta quinta-feira (26), uma palestra que foi ministrada pelo voluntário da CVV (Centro de Valorização da Vida), José Luiz Hungaro. O intuito do projeto é a divulgação do tema para que mais pessoas fiquem atentas e possam, eventualmente, amparar os colegas e familiares que vivenciam essa realidade.

Um dos pontos mais relevantes durante a palestra foi a questão de se evitar o julgamento diante de alguém que enfrenta um momento ruim ou uma depressão. Além disso, alguns mitos foram quebrados como: falar sobre a depressão não faz com que ela piore; depressão não é falta de Deus nem falta de ocupação mental, tampouco exagero para chamar atenção.

Sabe-se que nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas. O dado, da Organização Mundial da Saúde (OMS), indica que a prevenção é fundamental para reverter essa situação, garantindo ajuda e atenção adequadas.

Foi a primeira vez que a autarquia realizou um projeto com a temática “Setembro Amarelo”. Cartazes foram afixados pelas unidades do Saae e uma amostra fez com que mais pessoas tivessem acesso às informações, uma vez que a primeira medida preventiva é a educação.
O caminho é quebrar tabus e compartilhar informações. Esclarecer, conscientizar, estimular o diálogo e abrir espaço para campanhas contribuem para tirar o assunto da invisibilidade e, assim, mudar essa realidade. Não se deve condenar ou julgar. É preciso perder o medo de se falar sobre o assunto.

Para ajudar alguém fique atento a comentários do tipo: “Vou desaparecer”; “Vou deixar vocês em paz”; “Eu queria poder dormir e nunca mais acordar”; “É inútil tentar fazer algo para mudar.” Ofereça ajuda: pergunte se você pode fazer algo para ajudar, isso pode incentivar a pessoa a desabafar. Seja um bom ouvinte: tenha empatia, ouça o que a pessoa tem a dizer sem julgar ou tentar avaliar.

Onde buscar ajuda?
CAPS e Unidades Básicas de Saúde CVV: telefone 188 (ligação gratuita), chat e e-mail pelo cvv.org.br Emergência: SAMU 192, UPA, Pronto Socorro e Hospitais.