Saae participa de palestra sobre desafios do atendimento na pandemia

quinta-feira, 8 de outubro de 2020


Promovida pela ARES-PCJ, agência reguladora e fiscalizadora do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba, a palestra “Ouvidoria em tempos de pandemia – desafios nos atendimentos aos usuários de saneamento” enfocou na manhã desta quinta-feira (08) as alternativas encontradas e colocadas em prática pelas operadoras do setor, diante das restrições que a Covid-19 impôs a toda a população.

O objetivo do encontro, realizado de forma on-line, foi a troca das experiências que cada serviço de saneamento vem vivenciando no dia a dia e as soluções que encontraram para manter o atendimento ao público de uma forma ágil e segura, do ponto de vista da saúde.

Compondo a bancada virtual de palestrantes convidadas, a representante do Departamento de Receita do Saae/Sorocaba demonstrou as experiências e medidas colocadas em prática pela autarquia, com o suporte do seu próprio setor e os de Atendimento, Tecnologia da Informação, Comunicação, Fiscalização e Educação Ambiental, tais como as soluções encontradas para os momentos em que o atendimento presencial precisou ser suspenso temporariamente, oportunidade em que foi ampliado o leque de opções de serviços que também passaram a ser possíveis de serem acessados a partir do site www.saaesorocaba.com.br.

A partir do advento da pandemia do coronavírus, a autarquia de Sorocaba passou a criar novas opções para as solicitações de serviços via on-line e atualmente é possível os munícipes acessarem de suas residências pedidos de novas ligações de água e esgoto; emissão de 2ª via das contas de água e esgoto; solicitação de declaração anual de quitação; certidão negativa de débitos; histórico de consumo; alteração da data de vencimento das contas; atualização cadastral; consultas a pagamentos; revisão de consumo por vazamento sanado; corte de água a pedido (para não gerar contas mensais) e corte e retirada do hidrômetro.

A representante do Saae/Sorocaba lembrou também dos canais de comunicação que foram ampliados, como a criação de novos WhatsApps (9 9767 7606/orientações período pandemia); 9 9850 3936 (emergencial para comunicados de vazamentos de água e esgoto; falta de água; desobstrução de bocas de lobo; troca do registro); 9 8158 0442 (religação do fornecimento de água) e 9 8158 0356 (para denúncias de desperdício de água).

Também para demonstrar o trabalho desenvolvido pela autarquia, especialmente para o período da pandemia, bem como os seus resultados positivos, foram apresentados gráficos que atestam o aumento do número de atendimentos pelas vias on-line e aplicativo de mensagens e paralelamente a diminuição dos atendimentos presenciais, tanto na sede administrativa como nos postos descentralizados.

Participaram da palestra, dividindo suas experiências com os que acompanharam, Dayane Miranda Gonzalez (Saae/Sorocaba-SP); Aline Sobreiro de Lima (Samae/Mogi Guaçu-SP) e Renata Bonon (DAE/Americana-SP), enquanto que o moderador foi Silvio Anunciação Neto, ouvidor da ARES-PCJ.