Saae orienta sobre utilização correta da rede de esgoto para evitar vazamentos.

quinta-feira, 17 de junho de 2021


A cidade tem, hoje, aproximadamente 1.451 quilômetros de redes de esgoto e, além dos investimentos públicos na melhoria desse sistema, o sorocabano é parceiro importante do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba, a fim de garantir a integridade das tubulações e evitar vazamentos.

No primeiro trimestre de 2021, o Saae recebeu 4.021 chamados relacionados à rede coletora de esgoto, com uma média de 1.350 chamados mensais, o que não significa que todos são relativos a vazamento. Há casos em que são necessárias intervenções, como troca de parte da rede, demandando abertura do pavimento e escavação até chegar ao ponto danificado. Porém, na maioria das vezes, o problema é solucionado com o simples desentupimento e lavagem da rede.

A conscientização da população, sobre o correto uso da rede, é determinante para o sucesso do nosso trabalho”, aponta o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Ronald Pereira da Silva. A recomendação é que objetos estranhos sólidos, como peças de metais, plástico, tecidos, papel higiênico, preservativos ou absorventes, nunca devem ser descartados em ralos, pias, vasos sanitários ou caixas de gordura.

A água da chuva também não deve ser direcionada à rede de esgoto que, além de provocar transbordamento do poço de visita, carrega areia e outros sólidos que provocam o entupimento, podendo, inclusive, ocorrer retorno dos efluentes nas residências. A situação se agrava em períodos de chuvas fortes. O correto é o lançamento de água pluvial diretamente para a rua.

Para evitar vazamentos, a autarquia faz trabalho preventivo periódico, com a limpeza e lavagem das redes coletoras de esgoto. Mas, novamente, a conscientização da população é fundamental para o sucesso do nosso trabalho”, complementa o diretor-geral do Saae.

Sorocaba coleta, atualmente, 97,5% e trata 100% do esgoto produzido pelos sorocabanos. Essa marca foi possível por meio de investimentos do Saae/Sorocaba, inclusive no Programa de Despoluição do Rio Sorocaba, ao longo dos últimos 20 anos, consolidada na atual gestão com importantes obras realizadas em parceria com a Prefeitura de Sorocaba.

Entre as melhorias, destaca-se a implantação da nova fase da rede de esgoto no bairro Jacutinga, na Zona Oeste da cidade, que teve seu início em abril. Atualmente, o Saae/Sorocaba trabalha em pontos ao longo da cidade que ainda não contam com o sistema de esgotamento sanitário, para atingir a meta de 100% de esgoto coletado.

Siga nossas Redes Sociais:

Instagram SAAE Sorocaba  https://instagram.com/saaesorocabasp?igshid=g7p4kvltct8f

Facebook SAAE Sorocaba https://www.facebook.com/saaesorocaba/