SAAE mantém Atendimento Presencial somente para os serviços não realizados pela agência virtual.

segunda-feira, 3 de maio de 2021


Tendo em vista que foi prorrogado, em todo estado, o período de transição entre a Fase 1 – Vermelha e a Fase 2 – Laranja do Plano São Paulo, e para colaborar no combate ao avanço da COVID-19, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba orienta a população sobre os canais de atendimento, bem como a agência virtual disponível através do site www.saaesorocaba.com.br.

O Saae-Sorocaba continuará atendendo presencialmente somente serviços que não estão disponíveis na agência virtual www.saaesorocaba.com.br, a partir desta segunda-feira (03), das 8h às 16h, em sua sede administrativa, localizada na avenida Pereira da Silva, 1.285, no Jardim Santa Rosália, e no posto de atendimento da autarquia instalado na Casa do Cidadão na unidade do Paço Municipal onde o atendimento ocorre das 8h30 às 16h30.

Número do CPF

Como medida para evitar aglomerações de pessoas, a autarquia vai realizar o atendimento presencial ao público obedecendo a numeração do Cadastro de Pessoa Física (CPF), na seguinte forma: segunda-feira – portadores de CPF com dígitos finais 1 e 2; terça-feira – portadores de CPF com dígitos finais 3 e 4; quarta-feira – portadores de CPF com dígitos finais 5 e 6; quinta-feira – portadores de CPF com dígitos finais 7 e 8; sexta-feira – portadores de CPF com dígitos finais 9 e 0.

Medidas de segurança e proteção

A autarquia reforça que mantém uma série de medidas relacionadas às orientações das autoridades de saúde, como forma de prevenção e combate à Covid-19, tanto no que diz respeito à higienização como as de caráter de distanciamento social.

Desta forma, mantém a distribuição de senhas e controle de acesso, com aferição de temperatura, na porta de entrada de unidade de atendimento, para que somente permaneça na sala de espera o número de pessoas que corresponda às cadeiras disponíveis, que por sua vez estão com assentos disponíveis de forma intercalada, para que seja observada a distância segura entre uma pessoa e outra, mantendo o máximo de 25% da sua capacidade de atendimento ao público.

No que diz respeito à higienização, a autarquia colocou à disposição dos munícipes recipientes com álcool em gel e com papel toalha. Por sua vez, os funcionários que realizarão o atendimento utilizarão máscaras e protetores faciais e também terão álcool em gel à disposição.

Ainda como medidas de segurança e proteção, é obrigatório o uso de máscara de proteção facial aos munícipes que se dirigem aos locais de atendimento, bem como não será permitida a entrada com acompanhantes, exceto nos casos de idosos e pai ou mãe com criança.

Serviços on-line para evitar filas e aglomerações

Através da agência virtual, o Saae disponibiliza aos seus usuários maior comodidade e agilidade nos serviços, não havendo a necessidade de deslocamento e comparecimento presencial, principalmente neste momento, bem como solicita a compreensão e conscientização dos usuários, haja vista o momento enfrentado pela pandemia da COVID-19.

Atualmente, os serviços que podem ser solicitados remotamente são: atualização cadastral; revisão de consumo por vazamento sanado; novas ligações de água e esgoto; emissão de segunda via das contas de água e esgoto; declaração anual de quitação; certidão negativa de débitos; histórico de consumo; alteração da data de vencimento das contas; corte e retirada de hidrômetro; corte a pedido; consultas a pagamentos; Tarifa Social e alteração de categoria.

Além dos serviços on-line oferecidos pela sua agência virtual, o Saae prioriza canais de comunicação diretos de atendimento ao munícipe, pelos WhatsApps: (15) 98158-0442 (pedidos de religação de água) e (15) 99850-3936 (para informar sobre falta de água, vazamentos de água e esgoto, limpeza de bocas de lobo e troca de registro), bem como os telefones 0800-7701195 (ligação gratuita) e (15) 3224-5800. Por fim, o e-mail: fale@saaesorocaba.sp.gov.br.