Saae lança o seu assistente virtual para o atendimento à população

quarta-feira, 25 de março de 2020


Em época de serviços virtuais cada vez mais frequentes, e principalmente no período que estamos atravessando, em que as solicitações presenciais estão temporariamente suspensas, como parte das ações de combate ao coronavírus, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba lançou no início desta semana o seu “chatbot”, o atendimento à distância via internet, que tem como objetivo facilitar e agilizar o acesso da população às informações mais procuradas.

Acessando o site da autarquia – www.saaesorocaba.com.br – o munícipe vai encontrar uma animação localizada no canto direito baixo da home page, que mostra o mascote do Saae/Sorocaba, caracterizado por um “caminhãozinho”, que reproduz as viaturas das equipes que realizam as manutenções diariamente nas ruas da cidade.

Com a mensagem “Olá, posso te ajudar”, o mascote convida o munícipe a clicar sobre ele, quando então surgem as opções de serviços, que incluem “2ª via de conta”, “Certidão negativa de débitos”, “Consultar histórico de consumo”, “Consultar pagamentos realizados”, “Declaração anual de quitação de débito” e “Guia de pagamento de parcelamentos realizados”.

A partir daí, o interessado pelos serviços inicia um diálogo virtual com o bot, ou robot da autarquia, que solicita algumas informações para que o atendimento tenha prosseguimento, como o número da matrícula, que identifica o imóvel junto ao Saae/Sorocaba, e que se encontra impresso nas contas de água e esgoto, além do CPF ou CNPJ, e assim sucessivamente, até que a informação ou o serviço solicitados sejam concluídos.

Para ter acesso aos serviços mencionados é necessário que o munícipe esteja com o seu cadastro atualizado junto à autarquia. Caso não esteja, é preciso proceder a atualização, cujo link de acesso também está disponível no site. Do contrário, haverá apenas o acesso para a emissão de 2ª via de contas para pagamento.

Dotado de inteligência virtual, o assistente contém um banco de dados que vai incorporando cada vez mais verbetes de comunicação e expressões para entender as solicitações dos munícipes e oferecer soluções que se enquadrem na situação apresentada diante dessa interação. Ou seja, quanto mais a inteligência artificial é alimentada, mais eficaz e veloz ela se torna.

A nova ferramenta de atendimento virtual, que foi desenvolvida pelo setor de Tecnologia da Informação da autarquia, passa a fazer parte dos canais de comunicação do Saae/Sorocaba com a população, que além do próprio site possui ainda os telefones 3224.5800 e 0800 770 11 95 (ligação gratuita), o e-mail fale@saaesorocaba.sp.gov.br, e os whatsapps 9 9850 3936 (Emergencial), 9 8158 0442 (Religações de água) e 9 9767 7606 (orientações no período de enfrentamento ao coronavírus).

Libras

Outra importante ferramenta recentemente incorporada ao site da autarquia é a que permite o acesso a deficientes auditivos, também a partir de um assistente virtual, que traduz as informações para a língua brasileira de sinais (Libras).