Saae e Sema realizam Caminhada Ecológica neste sábado (05).

domingo, 6 de junho de 2021


Em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado neste sábado (05), a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema) e Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), realizou a Caminhada Ecológica, no percurso entre a Praça da Biodiversidade e o Parque das Águas, no Jardim Abaeté, com a participação de aproximadamente 15 servidores do Saae e membros da Comissão de Educação Ambiental da Sema.
Junto com a caminhada, as equipes fizeram uma limpeza ao longo do trajeto, de onde foram coletados mais de 10 sacos de lixo de 100 litros, cada, com materiais descartados de forma irregular às margens do Rio Sorocaba e na Praça da Biodiversidade. Dentre os materiais recolhidos, estavam garrafas pet, copos plásticos, papelão, garrafas de vidro (long neck), embalagens de isopor (marmitex), sacolas plásticas, roupas, sapatos e até um macaco hidráulico de automóvel.
O lixo jogado de forma irresponsável nas ruas e parques da cidade, além de sujar esses espaços, impacta seriamente a fauna e a flora local e “volta” de forma negativa para a população, ao danificar o aspecto visual da cidade, exalar mau cheiro, atrair animais peçonhentos, entupir bueiros e propiciar alagamentos. Ao chegar ao rio, os detritos flutuantes ainda causam grande prejuízo à biodiversidade local, prejudicando a fauna aquática.