Autarquia implanta de rede coletora de esgoto no bairro Inhaíba

sexta-feira, 11 de setembro de 2020


Equipes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba deram início às obras de implantação de redes coletoras de esgoto no bairro Inhaíba, região de Brigadeiro Tobias, zona Leste da cidade.

As obras tiveram início a partir da confluência da rua Benedito Alexandre Pires com a estrada do Sol e as redes coletoras se estenderão por 3 quilômetros, conforme o projeto elaborado pelo Departamento de Esgoto do Saae/Sorocaba.

Além das redes coletoras, com tubos em PVC de 150, 200, 300 e 400 milímetros de diâmetro, as obras incluem ainda a execução de 427 metros de redes de recalque de 250 milímetros de diâmetro e um emissário de esgoto de 657 metros de extensão e 400 milímetros de diâmetro, também em material PVC.

Todo esse trabalho será realizado com pessoal e recursos próprios da autarquia e será completado com a implantação de uma Estação Elevatória de Esgoto (bombeamento), que será executada por empresa especializada.

Tecnicamente, após a conclusão das intervenções previstas, o novo sistema começa a funcionar com a captação do esgoto gerado no bairro pelas redes coletoras, que passa em seguida pela Estação Elevatória e rede de recalque e destas para o emissário, que será interligado ao sistema já existente em Brigadeiro Tobias, que por sua vez conduzirá os efluentes até a Estação de Tratamento de Esgoto Aparecidinha, instalada às margens da rodovia “José Ermírio de Moraes” (Castelinho).

A estimativa é de que todas as intervenções previstas estejam concluídas dentro de seis meses. Na sequência, deverá ocorrer a implantação de redes de distribuição de água tratada no bairro Inhaíba, pois atualmente o abastecimento ocorre por meio de caminhões-tanque da autarquia.