Adutora danificada foi recuperada

segunda-feira, 4 de maio de 2020


Embora a previsão inicial fosse a de que o trabalho se estenderia até o final da tarde, as equipes de manutenção do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba concluíram às 13h desta segunda-feira (04) a recuperação da adutora de água tratada, de 400 milímetros de diâmetro, que foi atingida e danificada no bairro Campolim, interrompendo o abastecimento em diversos bairros das zonas Sul e Leste da cidade.

Com a conclusão do trabalho, os registros que precisaram ser fechados foram novamente abertos e desta forma a distribuição de água nos bairros prejudicados está sendo normalizada gradativamente.

O acidente que danificou a adutora foi provocado por uma máquina escavadeira hidráulica, que trabalhava nas obras de implantação do BRT, na altura do número 1.000 da avenida Washington Luiz, na pista Centro/Bairro, provocando um rasgo e um furo na tubulação.

De acordo com o diretor-geral da autarquia, engenheiro Mauri Gião Pongitor, foi preciso seccionar a adutora em aproximadamente 1 metro e fazer a reposição com um novo trecho de tubulação, que foi fixado com duas luvas de junta mecânica. “Graças ao comprometimento das equipes envolvidas, conseguimos abreviar a previsão inicial e desta forma amenizamos os transtornos que uma interrupção prolongada do abastecimento poderia causar”, destaca Mauri.

Os bairros que tiveram o abastecimento de água interrompido foram os seguintes: zona Sul – Campolim, Vossoroca e condomínios Sunset, Mont Blanc, Tivoli e Giverni; zona Leste – Vila Haro, Jardim Prestes de Barros, Santa Tereza, Jardim Gutierres, Jardim Rosália Alcoléa, Parque Três Meninos, Gramados de Sorocaba, Jardim Moncaio, Jardim Gonçalves, Rancho Dirce, Jardim Ipê, Jardim do Sol, Jardim das Estrelas, Caputera, Vila São Domingos, Jardim Astro, Jardim Bandeirantes e Novo Eldorado.