Saae conclui instalação de mais uma válvula reguladora

quinta-feira, 21 de maio de 2020


O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba concluiu no final da manhã desta quinta-feira (21) a instalação de mais uma válvula reguladora de pressão na cidade, a terceira de um total de dezenove programadas, com o objetivo de estabilizar a pressão nas redes de distribuição.

De acordo com o diretor-geral da autarquia, engenheiro Mauri Gião Pongitor, as válvulas reguladoras estão sendo instaladas em regiões onde foram detectadas ocorrências de vazamentos acima da média, devido às pressões elevadas nas redes de distribuição, e com as VRPs essa situação será regularizada, contribuindo para a diminuição dos índices de perdas no sistema.

A intervenção da autarquia, que teve início às 7h e foi concluída às 11h, ocorreu no Conjunto Habitacional “Júlio de Mesquita Filho, na rua Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior, próximo ao cruzamento com a rua Nelson Juliano. Durante o trabalho foi necessário interromper momentaneamente o abastecimento no Wanel Ville 4 e no condomínio Villagio Torino, que já estão com a distribuição de água normalizada. As duas primeiras válvulas reguladoras foram implantadas há uma semana, no bairro Campolim e no Residencial Giverny.

Essa ação integra uma segunda etapa do programa de redução de perdas de água no sistema de distribuição da autarquia, que numa primeira fase, já concluída, contou com a instalação de dezenove macromedidores, que são hidrômetros destinados a registrar grandes volumes de água.

Com esses aparelhos, implantados nas saídas das Estações de Tratamento de Água e dos Centros de Distribuição, além de redes de distribuição, é possível verificar exatamente o volume de água distribuído em determinada região ou bairro e confrontar com o volume medido nos hidrômetros instalados nos imóveis, o que possibilita a delimitação das áreas em que estão ocorrendo fugas (vazamentos), fraudes e furtos no sistema, para que então sejam corrigidos e eliminados.