Qualidade da água alcança ‘alto grau de satisfação’ junto à população

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020


A qualidade da água que chega às torneiras dos sorocabanos foi avaliada como o segundo melhor serviço público pela população, conquistando “Alto Grau de Satisfação” em pesquisa realizada pelo Instituto de Avaliação dos Serviços Públicos (Indsat) e divulgada nesta terça-feira (11). De acordo com o levantamento, 80% das pessoas entrevistadas afirmaram que a qualidade da água está “ótima” ou “boa” e apenas 1% avaliou como péssima.

 

Trimestralmente, o Indsat estuda 16 serviços públicos nas 10 maiores cidades do Estado de São Paulo, incluindo Sorocaba. O estudo, divulgado ontem, foi realizado no quarto trimestre de 2019 e entrevistou um total de 6 mil pessoas maiores de 16 anos. Foi pedido aos 6 mil entrevistados para que avaliassem a qualidade desses serviços nessas cidades com notas que variavam de “ótimo” a “péssimo”. As pontuações variavam de 200 a 1 mil pontos, sendo que quanto maior a nota, melhor a classificação da cidade. A qualidade da água, cuja responsabilidade é do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) alcançou 754 pontos e “Alto Grau de Satisfação”.

 

A prefeita Jaqueline Coutinho considera a classificação de Sorocaba reflexo da qualidade do trabalho desenvolvido pelos profissionais da autarquia e os investimentos constantes para a melhoria na qualidade de vida da população. “É muito gratificante saber que a população reconhece esse trabalho que vem sendo realizado pela autarquia. Para que tenhamos qualidade no abastecimento é preciso investir em infraestrutura, buscar recursos para melhorias e o Saae trabalha incessantemente para se manter à frente de todos os percalços”, declara a prefeita.

 

O diretor-geral do Saae Sorocaba, Mauri Pongitor, comemora o reconhecimento da população e atribui, além dos investimentos, ao trabalho e dedicação dos profissionais da autarquia.

 

“Esse resultado demonstra que estamos no caminho certo e só estimula ainda mais a melhorarmos sempre. É uma grande satisfação para todos os profissionais que trabalham para levar a melhor qualidade aos serviços do Saae ter este reconhecimento. Temos investido constantemente visando ampliar a nossa capacidade para tratar e distribuir um volume cada vez maior de água e com qualidade”, conta o diretor-geral.

 

Uma das principais obras da autarquia em andamento, com o objetivo de aumentar a capacidade de abastecimento na cidade, é a nova estação de tratamento de água do Vitória Régia. As obras foram iniciadas em setembro de 2017 e o início das atividades do novo sistema produtor de água está previsto para o segundo semestre de 2020.

 

O novo sistema é composto pela Estação da Captação de Água Bruta do Rio Sorocaba, adutora em Ferro Fundido com diâmetro de 900 mm e extensão de aproximadamente três quilômetros e Estação de Tratamento de Água Vitória Régia. A água bruta aduzida do Rio Sorocaba será submetida a um processo de tratamento do tipo avançado (convencional completo mais oxidação intermediária com ozônio) em razão da qualidade atual do manancial e do padrão de potabilidade vigente. Além disso, a nova estação será totalmente automatizada e terá capacidade para tratar, inicialmente, 750 litros de água por segundo, podendo ser ampliada para 1.500 litros por segundo, numa segunda etapa.

 

“A captação de água bruta diretamente no rio Sorocaba, para tratamento e distribuição, somente está sendo possível neste momento como resultado de um outro trabalho desenvolvido pela Prefeitura e o Saae, ao longo dos últimos anos, que consistiu na captação e no envio para tratamento de todo o esgoto que antes era despejado em nosso rio, um complexo de obras que entre outras intervenções incluiu a construção de sete Estações de Tratamento de Esgoto, que hoje estão em plena operação”, destaca a prefeita Jaqueline Coutinho.