Programa regional para proteção e incremento dos recursos hídricos é lançado em Sorocaba nesta terça-feira (28)

quarta-feira, 29 de junho de 2022


A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), participou, nesta terça-feira (28), do lançamento do programa “Conexão Água”, na sede da Agência Ambiental de Sorocaba (Cetesb), localizada no Além Ponte. A iniciativa regional tem como objetivo proteger os recursos hídricos e a biodiversidade existentes entre a Área de Proteção Ambiental (APA) de Itupararanga e a Floresta Nacional de Ipanema (Flona), com o intuito de melhorar cada vez mais a qualidade e aumentar a quantidade da água disponível na região.


Coordenado pelas Prefeituras de Sorocaba, Araçoiaba da Serra, Capela do Alto, Iperó, Salto de Pirapora e Votorantim e a APA de Itupararanga, o programa conta com o apoio da Fundação Florestal Estadual e do programa Nascentes, do Governo do Estado de São Paulo, do Comitê e da Fundação Agência da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio-Tietê, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp), por meio da Rede de Educação Ambiental (Reauso) e do Grupo Acadêmico de Iniciativa Ambiental (Gaia).


O objetivo da iniciativa é ampliar a cobertura vegetal da região de Sorocaba, promovendo a conservação e restauração ecológica de áreas estratégicas para a conservação da biodiversidade e proteção de corpos de água para melhoria contínua da qualidade e aumento da quantidade de água disponível para usos múltiplos.
“Trata-se de uma ação extremamente importante, envolvendo não apenas Sorocaba, mas outros quatro municípios da região, órgãos estaduais e federais, além da Unesp, com o intuito de conservar e promover a recuperação ambiental, com o incentivo a ações de plantio, principalmente, em áreas rurais”, destacou o secretário do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), Thiago Santoro, que representou o prefeito Rodrigo Manga na ocasião, ao lado do diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Tiago Suckow.


“É um grande passo que estamos dando, por intermédio da parceria desenvolvida neste programa, pois poderemos proteger, ainda mais, o principal manancial que abastece Sorocaba, que é a Represa de Itupararanga, além da nossa Floresta Nacional do Ipanema (Flona)”, enfatiza o diretor-geral do Saae/Sorocaba.


Os municípios terão, principalmente, o papel de articuladores, conectando proprietários de áreas com prioridade de recuperação a quem precisa realizar plantios (compensações ambientais) e não possui área disponível. Com esse apoio, os proprietários de áreas terão a restauração de matas ciliares e de nascentes, sem custos.


Para isso, serão necessárias diferentes ações, como firmar parcerias com os três setores da sociedade, incluindo a atualização do Acordo de Cooperação Técnica Intermunicipal; prospectar oportunidades de apoio à implantação do projeto; identificar áreas potenciais para a recuperação; implantar o banco de áreas regional para recuperação da vegetação; e habilitar propriedades cadastradas no banco de áreas, para a implantação de projetos vinculados ao Programa Nascentes, do Governo do Estado, e de outras iniciativas voltadas à recuperação da vegetação nativa.

Após o evento, ainda nas instalações da Agência Ambiental de Sorocaba (Cetesb), houve um plantio com os representantes das prefeituras e instituições participantes do programa.