Prefeitura de Sorocaba e Saae anunciam adequação da rede de esgoto do Residencial Parque das Árvores

sábado, 16 de setembro de 2023


 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), anunciou, na manhã desta sexta-feira (15), o início do processo de adequação da rede de esgoto do Residencial Parque das Árvores, no Recreio dos Sorocabanos, na Zona Norte do Município. A ação atenderá, gratuitamente, todos os moradores dos 320 apartamentos considerados de interesse social.

O prefeito Rodrigo Manga fez o anúncio da melhoria aos moradores do residencial, ao lado dos secretários Darwin de Almeida Rosa (Serviços Públicos e Obras – Serpo), Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade – Semob) e Douglas Moraes (Jurídico – SEJ), mais o diretor-geral do Saae-Sorocaba, Tiago Suckow, o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno, e os vereadores Caio Oliveira, Fábio Simoa e Rodrigo do Treviso.

A ação está sendo possível graças à nova Lei Municipal nº 12871/2023, de autoria do Executivo, que autoriza a Administração Pública a realizar intervenções necessárias em áreas e conjuntos habitacionais de interesse social na cidade. “Agradecemos ao apoio da Câmara Municipal na aprovação dessa lei. Agora, sempre que forem identificados riscos à integridade pública ou à saúde da população, o Município pode intervir e solucionar o problema”, disse o prefeito.

A rede coletora de esgoto, implantada pela construtora da época, vem sofrendo com deterioração e o Saae-Sorocaba executará a substituição de todos os ramais da tubulação dos prédios, com o fornecimento de materiais e mão de obra sem cobrança aos moradores. Ao todo, serão utilizados cerca de 1.220 metros de rede de tubulação de seis polegadas, 5.000 metros de tubos de quatro polegadas, 176 caixas de passagem de 60 x 60 centímetros, 650 curvas de 45 graus de quatro polegadas, além de outros itens.

“As obras serão executadas atendendo às necessidades de cada bloco do residencial, pois cada unidade possui uma adversidade que será solucionada por meio dessa iniciativa. O prazo para finalização é de seis meses e contamos com a colaboração dos moradores para que as equipes possam realizar os trabalhos da melhor maneira possível”, ressaltou o diretor-geral do Saae-Sorocaba.

Fabiana Roberta, moradora do condomínio, comemorou o início das adequações, após quase dez anos convivendo com as dificuldades provenientes das condições deterioradas da rede de esgoto. “Muitas vezes, temos que ficar com as janelas fechadas por conta do mau cheiro. Estou aliviada, finalmente, teremos tranquilidade e qualidade de vida”, declarou.