População volta a solicitar novas ligações de água e esgoto

terça-feira, 19 de maio de 2020


O Serviço Autônomo de Água e Esgoto/Saae de Sorocaba reabriu ontem (segunda-feira/18) o acesso aos pedidos de novas ligações de água e esgoto à população, serviço que estava suspenso desde o dia 23 de março, quando os atendimentos presenciais foram suspensos, como parte das medidas relacionadas ao combate ao coronavírus, definidas pela Prefeitura de Sorocaba.

No período em que o serviço ficou interrompido, a autarquia detectou por meio dos seus canais de comunicação a necessidade de reativá-lo, diante de inúmeros questionamentos de munícipe se havia previsão de reabertura, visto que precisavam das ligações com urgência.

Desta forma, o diretor-geral da autarquia, engenheiro Mauri Gião Pongitor, determinou o início de um trabalho que envolveu os departamentos da Receita e Tecnologia da Informação, para a criação de uma plataforma que possibilitasse a efetivação dos pedidos de forma totalmente remota, pelo site www.saaesorocaba.com.br, o que foi concluído no final da semana passada e colocado em prática nessa segunda-feira (18).

No primeiro dia de reabertura do serviço, o Saae/Sorocaba registrou um total de 48 pessoas concretizando as solicitações, que geraram 63 novas ligações, dos quais 28 foram pedidos de ligações de água e 35 de esgoto.

Ainda de acordo com os dados computados, com exceção de uma solicitação para nova ligação comercial e duas provisórias para canteiros de obras, os demais pedidos foram relacionados a imóveis residenciais, abrangendo todas as regiões da cidade, com predominância para as zonas norte, industrial (Éden e Cajuru) e condomínios diversos.

Passo a passo

A ferramenta criada para possibilitar os pedidos de novas ligações de forma totalmente on line está identificada no site da autarquia como “Solicitação – ligação de água e esgoto”, sendo inteiramente autoexplicativa, orientando os munícipes passo a passo para que a solicitação seja realizada.

Numa segunda etapa, os documentos anexados são analisados e estando em ordem serão emitidos um protocolo e um boleto de pagamento e enviados por e-mail. Para evitar aglomerações, a autarquia vai organizar um agendamento, com número limitado de pessoas a serem atendidas diariamente, e o munícipe solicitante será informado sobre a data e horário que deverá comparecer à central administrativa do Saae/Sorocaba, localizada no Jardim Santa Rosália, para apresentar o boleto de pagamento quitado e efetuar a retirada da caixa-padrão de ligação de água para a instalação.

Os valores para novas ligações atualmente em vigor, de acordo com a tabela de tarifas da autarquia, são os seguintes: ligação de água – rede na calçada (R$ 267,60), rede na rua (R$ 381,36); ligação de esgoto – rede na calçada (R$ 331,17), rede na rua (R$ 527,23). No caso da ligação de água existe o acréscimo de R$ 67,22, referente ao valor do hidrômetro a ser instalado.