População deve colaborar para que abastecimento de água seja mantido

segunda-feira, 23 de março de 2020


Como consequência das medidas de prevenção e de combate ao coronavírus que estão sendo colocadas em prática, entre elas a necessidade das pessoas permanecerem em suas casas, a direção do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba alerta que já está constatando um aumento do consumo de água por parte da população, motivo pelo qual solicita a colaboração de todos para que o abastecimento da cidade seja mantido, sem a necessidade de interrupções.

De acordo com o diretor-geral da autarquia, engenheiro Mauri Gião Pongitor, todo o sistema está equilibrado neste momento, incluindo os mananciais de captação de água bruta, que apresentam níveis satisfatórios; as Estações de Tratamento, que funcionam normalmente; e os Centros de Distribuição, que também operam sem intercorrências, mas um aumento excessivo do consumo poderá provocar um desequilíbrio.

Como consequência do número significativo de pessoas que estão permanecendo em suas residências, já constatamos em nosso sistema uma ampliação considerável do uso da água, em cerca de 20%, e esse índice deve crescer. Lembramos então que precisamos manter a margem de segurança para o equilíbrio necessário da distribuição, que leva em consideração o consumo médio da população”, explica Mauri.

Ainda de acordo com o diretor-geral do Saae/Sorocaba, um consumo elevado, aliado a altas temperaturas, pode causar um desequilíbrio e a consequente dificuldade em se manter o abastecimento sem interrupções.

Diante dessa possibilidade, pedimos a colaboração dos munícipes, para que não tenhamos problemas. Não será necessário restrições no uso da água, mas vai ser importante a manutenção e a ampliação do comportamento de uso racional e consciente, sem desperdícios, principalmente nesse período que estamos atravessando”, enfatiza Mauri Pongitor.