Nova Cipa do Saae será conhecida nesta 5ª

terça-feira, 3 de dezembro de 2019


Com o objetivo de ampliar as condições de segurança dos seus funcionários e possibilitar melhores condições de trabalho, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba elege, nesta quinta-feira (05), a sua Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), para a gestão 2020.

A eleição que vai definir os representantes dos trabalhadores começou nesta quarta-feira (04), no Centro Operacional da autarquia, na avenida Camilo Júlio,255, Jardim Ibiti do Paço, e será encerrada amanhã com a inclusão da unidade Central, na avenida Pereira da Silva, 1.285, Jardim Santa Rosália, durante todo o dia, até que sejam atingidos os 51% de participação previstos em regulamento.

Atualmente a autarquia possui 1.084 funcionários aptos a participar da eleição, que estão votando com a utilização de uma cédula contendo uma relação de trinta servidores, que se dispuseram a colocar seus nomes em votação. Os quinze mais votados serão eleitos, entre titulares e suplentes, de acordo com o número de votos, e se juntarão aos outros quinze nomes indicados pela direção. O presidente da Cipa será definido pela diretoria da autarquia, enquanto que o vice-presidente será um dos titulares eleitos, escolhido pelos trabalhadores.

Investindo com mais efetividade nos últimos anos nas questões relacionadas à proteção e bem-estar dos seus colaboradores, a autarquia possui atualmente uma equipe de segurança do trabalho especializada e capacitada, formada por um engenheiro e seis técnicos em segurança, que trabalha diariamente em todas as frentes de atuação do Saae/Sorocaba, promovendo constantemente cursos e treinamentos de especialização e atualização.

De acordo com o diretor-geral do Saae/Sorocaba, engenheiro Mauri Pongitor, essa equipe de segurança dá o apoio necessário aos membros da Cipa, “num trabalho paralelo, porém com total autonomia para os integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, principalmente nas questões relacionadas aos apontamentos de situações de riscos que forem detectadas na rotina de trabalho diário, desenvolvido pela autarquia, em seus mais diversos departamentos e setores”, explica Mauri.

Treinamento

Após a definição dos trinta membros da Cipa 2020, os seus membros participarão de um treinamento sobre segurança, no período de 11 a 13 deste mês, num total de vinte horas. De acordo com Gêmina Maria Pires, atual presidente da Cipa da autarquia, o treinamento será realizado no auditório da Estação de Tratamento de Esgoto S-1 e o seu conteúdo incluirá, entre outros temas, as atribuições e as responsabilidades de cada integrante da comissão.