Interligação do Supiriri entra na etapa final

quarta-feira, 22 de janeiro de 2020


Com o assentamento das últimas doze aduelas de concreto de 4 x 2 metros cada, e a concretagem da laje que fecha a estrutura naquele ponto, a intervenção de interligação do novo canal do córrego Supiriri ao antigo está entrando em sua etapa final, nas proximidades do cruzamento da avenida Dr. Afonso Vergueiro com a rua Professor Toledo, região central da cidade.

A previsão do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e da empresa contratada, Melhor Engenharia, é de que até o final da próxima semana os trabalhos naquele ponto sejam encerrados, com a liberação da pista esquerda da Afonso Vergueiro, sentido centro-bairro, que se encontra interditada para a realização da obra, gerando um afunilamento do tráfego de veículos naquela região.

A novidade é que não haverá a necessidade da realização da segunda etapa, com a interdição da pista da direita, como inicialmente estava previsto, visto que o canal antigo, sob as pistas da avenida, foi encontrado em posição anterior ao que constava nos projetos antigos, e desta forma ele foi alcançado pelo novo canal sem que fosse necessário cruzar toda a pista centro-bairro.

Assim que esta primeira interligação estiver concluída, imediatamente terá início a segunda e última interligação do novo canal ao antigo, na extremidade oposta, já dentro do empreendimento Centro Comercial Cheda, logo após o cruzamento com a avenida Dr. Eugênio Salerno. Em seguida, finalizando as intervenções, haverá a reconstrução do canteiro central da Afonso Vergueiro, incluindo o projeto paisagístico, com o replantio de árvores e plantas ornamentais.

As obras de adequação da canalização do córrego Supiriri estão sendo necessárias após a autarquia detectar que um trecho do canal antigo, numa extensão de 340 metros, formava um “estrangulamento”, provocado por duas linhas de tubos de apenas 1,50 metro de diâmetro, insuficientes para a drenagem necessária em períodos de chuvas intensas, situação responsável pelos alagamentos na região da vila São João. Desta forma, foi justamente esse trecho de 340 metros que a autarquia substituiu, implantando um novo canal com seção inteira de 4 x 2 metros.

O investimento do município nesta obra é de R$ 4 milhões, com 80% desse total sendo provenientes de recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), e os demais 20% de contrapartida da autarquia.