Instalados 4 macromedidores na ETA Cerrado para combater perdas

quinta-feira, 21 de junho de 2018


A Estação de Tratamento de Água do Cerrado recebeu quatro macromedidores, dois deles na semana passada e outros dois nesta quinta-feira (21). Macromedidores são equipamentos que medem a passagem de grandes volumes de água, como se fossem hidrômetros, mas em maior proporção.

A instalação dos macromedidores no sistema de distribuição de água em Sorocaba atende uma das iniciativas do governo do prefeito José Crespo, que determinou a execução do Programa de Controle e Redução de Perdas. O programa foi desenvolvido e começou a ser implantado no ano passado pelo Saae-Sorocaba. Quando estiver concluído, somente a ETA Cerrado contará com 18 macromedidores.

O diretor-geral do Saae-Sorocaba, Ronald Pereira da Silva, explica que quando houver macromedidores instalados por toda a rede na cidade será possível medir os volumes de água que entram e saem de uma Estação de Tratamento, de um Centro de Distribuição (reservatórios) ou de um bairro ou região, possibilitando determinar exatamente o volume da perda de água e em qual região está ocorrendo, facilitando assim o trabalho de detecção e correção do problema.

Hoje, foram instalados os macromedidores em duas redes que saem da ETA Cerrado para os bairros. Uma delas, com 600 milímetros de diâmetro que abastece os bairros da Zona Norte e a outra, com 500 milímetros, que leva água tratada para a região do Cerrado e Jardim São Paulo.

O diretor Operacional de Água, Marcelo Moretto, ressalta que o trabalho nesta quinta-feira foi concluído sem que faltasse água para a população, já que antes de iniciar as instalações, foram mantidos cheios os reservatórios nos bairros atendidos pelas duas redes que foram equipadas com os macromedidores.

 

Leandro Nogueira
Assessor de Imprensa
imprensa@saaesorocaba.sp.gov.br
(15) 9-8158-0311