Emissário de esgoto está sendo substituído

sexta-feira, 13 de dezembro de 2019


Após quinze dias de trabalho, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba está concluindo, nesta semana, a substituição de um trecho de 60 metros do emissário de esgoto existente no jardim Marli, Zona Norte da cidade.

De acordo com Márcio Moscardo, diretor operacional de esgoto da autarquia, um trecho do emissário que está instalado junto ao córrego Itanguá, que atravessa aquele bairro, precisou ser remanejado depois da seção do tubo ficar quase que totalmente entupida, principalmente por areia, pedra e entulho.

Tentamos, num primeiro momento, recuperar a tubulação, fazendo a remoção do material depositado em seu interior, porém o volume era muito grande e acabou danificando a estrutura, e desta forma decidimos por sua substituição”, explica Márcio.

No trabalho de substituição do trecho do emissário danificado, que foi realizado por equipe próprias da autarquia, foram empregados tubos corrugados de polietileno (PEAD), com diâmetro de 600 milímetros.

Os emissários integrantes do sistema de esgoto de Sorocaba têm a função de receber as cargas de esgoto doméstico dos imóveis e enviá-las às Estações de Tratamento de Esgoto instaladas na cidade, que no caso do Jardim Marli e região é a ETE Itanguá, localizada na região do Parque São Bento.