Comitê de Bacias foi fundamental para Saae-Sorocaba conquistar recursos do Fehidro

quarta-feira, 4 de julho de 2018


A conquista de quase R$ 8 milhões em recursos do Governo do Estado para o Saae-Sorocaba investir em saneamento contou com o essencial trabalho do Comitê da Bacia Hidrográfica Sorocaba e Médio Tietê (CBH-SMT), presidido pelo prefeito José Crespo.

Na semana passada, o diretor-geral do Saae-Sorocaba, Ronald Pereira da Silva, assinou na sede do governo paulista, o Palácio dos Bandeirantes, quatro contratos de repasses do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), somando R$ 7,65 milhões.

Esse montante será investido pelo Saae-Sorocaba em obras antienchentes na região central da cidade, na contratação de estudos (batimetria) para avaliar a possibilidade de ampliar a vazão do rio Sorocaba, mais investimentos no Programa de Controle e Combate às Perdas de Água Tratada e na implementação da coleta de esgoto na Zona Industrial. Os recursos repassados pelo Fehidro são definidos e aplicados na própria bacia hidrográfica pelos comitês de bacia, que têm a participação ativa da sociedade local nas decisões.

O diretor-geral do Saae-Sorocaba, Ronald Pereira da Silva, enfatiza a parceria e a qualidade profissional da equipe do CBH-SMT. “Essas características são essenciais para que sejam priorizados os recursos para os mais importantes projetos de toda a região”, observa Ronald Pereira da Silva.

Cada um dos quatro contratos assinados na semana passada pelo diretor-geral foi um pleito do Saae-Sorocaba, feito em 2017, que passou por avaliações na Câmara Técnica de Planejamento e Gerenciamento de Recursos Hídricos, juntamente com as outras Câmaras do CBH-SMT. Hoje, o CBH-SMT conta com o apoio da Fundação Agência de Bacias, que tem como uma das atribuições o gerenciamento dos recursos da cobrança pelo uso da água e é presidida pela Prefeita de Tatuí, Maria José Gonzaga.

Na sequência, foram priorizados os pleitos de relevância para a região e os mesmos encaminhados à Secretaria de Estado de Saneamento e Recursos Hídricos, à qual está vinculado o Fehidro. E finalmente deliberado na plenária do CBH-SMT.