Adequação do Supiriri chega a 79% de obras concluídas

sábado, 30 de novembro de 2019


Com a execução de 268 metros de uma extensão total de 340 metros, as obras de adequação do canal do córrego Supiriri alcançaram os 79% de intervenções concluídas, entrando portanto em sua fase final.

As obras, que foram lançadas pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba em setembro último, têm como objetivo eliminar as ocorrências de alagamentos em períodos de fortes chuvas na região da vila São João e avenida Dr. Afonso Vergueiro, proximidades do Shopping Sorocaba.

De acordo com o diretor-geral da autarquia, engenheiro Mauri Pongitor, as intervenções consistem na substituição de antigas tubulações por grandes aduelas de concreto, que possibilitam a ampliação da vazão do córrego naquele ponto em que se encontra “estrangulado”, provocando as enchentes.

O que estamos executando é a substituição de duas antigas linhas de tubos de 1,50 metro de diâmetro, por grandes aduelas de 4 metros de comprimento por 2 metros de altura, que formarão um grande canal de concreto de 340 metros de extensão, permitindo uma vazão muito maior das águas do córrego, em comparação ao sistema até então existente, que se encontrava defasado, permitindo assim a eliminação dos alagamentos verificados naquela região”, explica Mauri.

A instalação das aduelas, que exigem a escavação de grandes valas e posterior escoramento com perfis de aço para receber as estruturas de concreto, ocorre no canteiro central da avenida Dr. Afonso Vergueiro e vem avançando no sentido centro-bairro. As aduelas de concreto começaram a ser implantadas a partir da rua Rio Grande do Sul e atualmente a frente de trabalho se encontra no cruzamento com a avenida Dr. Eugênio Salerno.

Nos próximos dias, a instalação das aduelas vai avançar mais 15 metros pela avenida Dr. Afonso Vergueiro e então começará uma derivação à direita, adentrando as obras particulares do Centro Comercial Cheda.

Interligações

Assim que estiver encerrada essa etapa de implantação das aduelas e o canal de concreto de 340 metros de extensão estiver pronto, a empreiteira vencedora da licitação e contratada pela autarquia procederá a interligação nas duas extremidades, ou seja, nas proximidades da rua Rio Grande do Sul, onde o novo canal será conectado ao canal já existente, composto de duas linhas de aduelas de 2 metros por 2 metros, e dentro da área do Cheda, com a conexão a outra extremidade de um trecho já canalizado do Supiriri.

Com previsão de entrega em janeiro do próximo ano, as obras têm investimento de R$ 4 milhões, com 80% desse total provenientes de recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), e os demais 20% de contrapartida da autarquia.

Finalizando as intervenções, será realizada a reconstrução das pistas e canteiro central da avenida, incluindo guias e sarjetas.