Saae chega a sete válvulas reguladoras instaladas

terça-feira, 2 de junho de 2020


De acordo com o inicialmente planejado, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba concluiu às 13h terça-feira (02) a instalação de mais duas válvulas reguladoras de pressão, em mais uma ação integrante do seu programa de combate às perdas de água no sistema de distribuição. Com essa intervenção, a autarquia soma sete VRPs implantadas, de um total de dezenove previstas.

O trabalho programado teve início às 7h e contou com a atuação de duas equipes intervindo de forma simultânea na zona sul da cidade, uma na esquina das ruas João Wagner Wey e Lituânia e a outra na avenida Caribe, altura do número 500. O abastecimento de água, que ficou interrompido nos bairros Elton Ville, Jardim Pagliato, Jardim Pires de Mello, Jardim América e Jardim São Carlos, foi restabelecido em seguida.

De acordo com o diretor-geral da autarquia, engenheiro Mauri Gião Pongitor, “com esta ação pretendemos regularizar as pressões nas redes de distribuição em que constatamos números acima dos considerados ideais, permitindo assim a minimização das ocorrências de vazamentos e a diminuição dos índices de perdas”.

Na etapa anterior à implantação das válvulas reguladoras, a autarquia instalou um total de dezenove aparelhos macromedidores nas saídas das Estações de Tratamento de Água do Cerrado e do Éden, em Centros de Distribuição e em redes de água distribuídas pelos bairros, o que vai permitir a medição do volume exato de água distribuído em determinada região ou bairro, que será então confrontado com o volume medido nos hidrômetros instalados nos imóveis, possibilitando a delimitação de áreas e a detecção de pontos onde estão correndo fugas de água (vazamentos), fraudes e furtos no sistema, para que então sejam corrigidos e eliminados.