Saae-Sorocaba realiza atividades em comemoração ao Dia Mundial da Água

quinta-feira, 31 de março de 2022


O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba realizou, durante o mês de março, várias atividades, por intermédio de sua Equipe de Educação Ambiental, tendo em vista as comemorações do Dia Mundial da Água e Dia do Rio Sorocaba.

“Nossa equipe de Educação Ambiental está sempre pronta para atender as solicitações da comunidade, para falar sobre a importância da conservação do meio ambiente, explicar como a autarquia opera na prestação de serviços e sobre a importância de se economizar água. Porém, neste mês de março, as ações ganham ainda mais ênfase”, destaca o diretor-geral do Saae-Sorocaba, Tiago Suckow.

O Dia Mundial da Água foi criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas através da resolução A/RES/47/193 de 21 de Fevereiro de 1993, declarando todo o dia 22 de Março de cada ano como sendo o Dia Mundial das Águas (DMA). Em Sorocaba, O Dia Mundial da Água e Dia do Rio Sorocaba foram instituídos pela Lei Municipal nº 8.812, de 15 de julho de 2009, com objetivo de sensibilizar a população sobre a importância da água para a vida, seu uso consciente, recuperação da qualidade das águas do Rio Sorocaba e a preservação dos mananciais.

O Saae-Sorocaba disponibilizou e exerceu diversas atividades agendadas para os programas “Água Viva”, “Saae vai até você” e “Saae vai à escola”, que são voltados, para professores e alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino, bem como às empresas, clubes, associações, organizações e entidades.

O programa mais procurado é o “Água Viva”, em que as escolas conhecem como opera a Estação de Tratamento de Água (ETA) Cerrado e como a água é tratada e chega até nossas casas. “O objetivo é propiciar uma reflexão a respeito da condição dos recursos hídricos e ambientais e da necessidade de sua preservação”, explica a coordenadora da Equipe de Educação Ambiental do Saae-Sorocaba, Gláucia Cristini Franco.

Por meio do programa, a autarquia recepcionou várias turmas, compostas em média por 25 pessoas, entre alunos e professores do Colégio Akalanto, que ocorreram nos dias 08, 09, 14, 15, 21 e 22, e do Colégio Talentos, que aconteceram nos dias 16 e 30, ambos abrangendo os alunos da 5a à 7a séries, na faixa etária de 10 a 12 anos.

Já programa “Saae vai à escola”, que é direcionado aos estudantes e explica, por meio de palestras, exibições de filmes didáticos e jogos lúdicos, a importância de prevenir o desperdício de água, trabalhando como as crianças e suas famílias podem economizar água no dia a dia e, ainda, zelar pelo meio ambiente. A autarquia esteve presente no dia 04 na Escola Municipal Professor Benedicto José Nunes, para realizar a programação para 02 turmas de cerca de 25 alunos cada, abrangendo os alunos da 3a à 5a séries, na faixa etária de 8 a 10 anos e no dia 11, no mesmo formato, a equipe atendeu a Escola Municipal Professora Lourdes Martins Martinez.

Pelo “Saae vai até você”, a equipe de Educação Ambiental da autarquia ministra palestras com foco em empresas ou condomínios, conforme a necessidade de cada grupo. São abordados temas relativos ao meio ambiente, além de dicas e informações sobre o uso consciente e a economia da água. No dia 10, ocorreu a visita aos funcionários do Hospital Regional de Sorocaba “Dr. Adib Domingos Jatene”.

Além dos programas educativos, o Saae-Sorocaba ainda promoveu, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), uma programação especial de eventos entre os dias 19 e 27 deste mês.

No sábado (19), aconteceu o principal e tradicional evento, que é a Caminhada Ecológica, que ocorre entre a Praça da Biodiversidade e o Parque das Águas, no Jardim Abaeté. A ação de Educação Ambiental contou com a participação de, aproximadamente, 30 adultos e jovens voluntários, entre servidores do Saae e da Sema, além de alunos da Uniso (Universidade de Sorocaba), do Grupo de Escoteiros 221 Tobias de Aguiar e colaboradores da Kanjiko do Brasil.

Junto com a caminhada, as equipes fizeram uma limpeza ao longo do trajeto, em uma extensão de cerca de 1.700 metros, de onde foram coletados mais de 20 sacos de lixo de 100 litros, com materiais descartados de forma irregular. Os resíduos começaram a ser recolhidos na Praça da Biodiversidade e, em seguida, o grupo dividiu-se em duas equipes, sendo que uma percorreu a margem do rio pela Avenida 15 de Agosto e a outra, pela margem na Avenida Dom Aguirre, até a Ponte Luiz Francisco Damian.

Dentre os materiais recolhidos, estavam garrafas pet, copos plásticos, papelão, garrafas de vidro (long neck), embalagens de isopor (marmitex), sacolas plásticas, roupas, sapatos e até capacete de motociclista e impressora.

“A Caminhada Ecológica é de extrema importância no intuito de sensibilizar a sociedade em não descartar o lixo em locais inadequados, como forma de contribuir para a conservação do meio ambiente, além do respeito com a natureza e o Rio Sorocaba”, destacou, no dia do evento, o diretor-geral do Saae-Sorocaba, Tiago Suckow..

Ao final da Caminhada Ecológica, o grupo se encontrou com as crianças participantes do Coaves Kids (Clube Infantil de Observadores de Aves), que fizeram uma passarinhada, também na manhã de sábado (19), no Parque das Águas. Todos tiveram um bate-papo sobre a ação e os impactos do descarte irregular de resíduos sólidos urbanos.

Seguindo a programação, aconteceu, no dia 22, um plantio de 300 árvores nativas em uma APP (Área de Preservação Permanente), localizada na Rua Luís Braile, no Jardim Siriema, às margens do Rio Sorocaba. O espaço ganhou mudas de diferentes espécies, como uvaia, jerivá, paineira, ipê-amarelo, jatobá, pau-formiga, quaresmeira, grumixama e sibipiruna.

A ação contou com a participação de alunos do Centro de Educação Infantil “Rubens Vieira” (CEI-51), servidores da Sema e do Saae, além de representantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento do Meio Ambiente (Comdema), Polícia Militar Ambiental, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Kanjico, DHL e Rotary Club Sorocaba Granja Olga.

O objetivo do plantio foi de, além de recuperar a mata ciliar do Rio Sorocaba, sensibilizar as pessoas com relação à importância da conservação dos recursos hídricos. Promover plantios, como esse, é fundamental para manter a qualidade e o fluxo dos recursos hídricos da cidade e, assim, ajudar na conservação da natureza, já que as matas ciliares têm a função de proteger a água de nascentes, córregos e rios.

“Nós já estávamos trabalhando em sala de aula sobre a água e a questão da importância de ter um rio limpo e, agora, após esse plantio, vamos dar continuidade ao tema, falando sobre a importância da arborização e a relação com a qualidade da água”, explicou a professora do CEI-51, Ana Paula de Togni Lamarca, que acompanhou a turma do 2º ano da Pré-escola, esse foi a primeira experiência de plantio das crianças.

E por fim, entre os dias 24 e 27, das 15h às 20h, ocorreu a exposição “Qual rio queremos?”, no Bloco B, Piso 1 do Pátio Cianê Shopping, encerrando a programação da Semana da Água e do Rio Sorocaba. Além do Saae e Sema, participaram das atividades a Polícia Militar Ambiental e a Divisão de Zoonoses da Secretaria da Saúde (SES), onde em cada dia foi abordado uma temática diferente a fim de sensibilizar a população sobre a importância do uso consciente da água e da preservação dos mananciais, abordando uma temática diferente a cada dia. A Polícia Militar Ambiental e a Divisão de Zoonoses da Secretaria da Saúde (SES) também participarão da exposição.

No dia 24, A Polícia Ambiental apresentou como funcionam as ações de fiscalização, que são promovidas com o objetivo de assegurar a conservação do Rio Sorocaba. No dia 25, o Saae-Sorocaba abordou temas que envolvem o uso consciente da água, bem como, dicas e soluções que podem ser adotadas pelos munícipes, como, por exemplo, a captação da água de chuva como uma opção para colaborar na economia de água na cidade.

No dia 26, a Divisão de Zoonoses levou informações sobre a prevenção à dengue, apresentando importantes atitudes para o combate do mosquito transmissor dessa e de outras doenças. E no dia 26, a Sema apresentaou a biodiversidade de peixes que vivem no Rio Sorocaba, além de uma oficina de confecção de peixes em papel para as crianças colorirem e deixarem uma mensagem de conscientização, em parceria com o Centro Universitário Facens, e a doação de mudas de árvores.

Nos quatro dias de exposição, os visitantes receberam, como brinde de participação, redutores de pressão que foram doados pela Kanjiko do Brasil para o Saae-Sorocaba.

Os redutores de pressão pode gerar uma economia de até 50% do consumo de água nas residências e é de fácil instalação pois possuem tamanho normalmente encontrado na medida interna das torneiras domésticas.

O material foi desenvolvido pela Escola e Faculdade SENAI Mario Amato de São Bernardo do Campo, utilizando como matéria-prima para a sua produção os resíduos gerados no processo de injeção plástica da fábrica da Kanjiko do Brasil, sendo, portanto, uma parceria sustentável desde sua produção até a sua destinação final.

Procure os programas educativos do Saae-Sorocaba

Os agendamentos das atividades de Educação Ambiental do Saae-Sorocaba podem ser feitos via WhatsApp: (15) 98158-0697 ou pelo e-mail: edambiental@saaesorocaba.sp.gov.br. É recomendado informar a quantidade prevista de público, a faixa etária, o tipo de ação, assim como as opções de datas e horários.