Saae-Sorocaba alerta para golpes, principalmente contra idosos

quarta-feira, 22 de agosto de 2018


O Saae-Sorocaba está recebendo informações de pessoas que estão se passando por funcionários da autarquia para praticar golpes, principalmente contra idosos. Há denúncias da apresentação até de formulários em fotocópias, com logotipos da autarquia e da Prefeitura.

Em um dos casos, na Vila Barão, uma mulher com 74 anos reclama que teve uma bolsa furtada. No centro da cidade, a família de outra idosa diz que o falsário entrou na residência, mas acabou deixando o local ao desconfiar que poderia haver uma câmera de videomonitoramento. Há relatos ainda de uma pessoa com deficiência na Vila Hortência que desconfiou e deixou de atender o golpista.

De acordo com o Saae-Sorocaba, nenhum de seus colaboradores deve ultrapassar o local onde está instalado o hidrômetro no imóvel. A autarquia recomenda ao morador a confirmar se realmente se trata de um profissional da autarquia, ligando gratuitamente para o telefone 0800-770-1195.

Caso a identidade deixe de ser confirmada por telefone, o responsável pela residência deve acionar a polícia, pelo número 190.

Como identificar o verdadeiro profissional do Saae-Sorocaba

Nenhum colaborador do Saae-Sorocaba está autorizado a cobrar valores na residência, mesmo que tenha sido realizado algum serviço tarifado, já que toda a cobrança só é feita na conta de água. Todos os profissionais utilizam crachás e usam os uniformes que ilustram esse texto.

Os únicos profissionais do Saae-Sorocaba que necessitam entrar em contato pessoalmente com o consumidor, sem que tenham sido chamados, são os que substituem hidrômetros ou fazem a fiscalização e esses obrigatoriamente usam crachás com fotos.

Todos os demais usam crachás sem fotos, mas só entram em contato com o morador caso tenha sido chamado e somente para tratar sobre alguma situação no cavalete de entrada. Nunca é necessário ultrapassar a área onde o cavalete está instalado.

Os profissionais do Saae-Sorocaba chegam em viaturas identificadas, sejam elas motos, pickups ou caminhões. Trabalham sempre em duas ou mais pessoas, uniformizados com camisa e calça azul e sapatos pretos. Na roupa sempre consta a inscrição do Saae ou “a serviço do Saae”, com o nome da empresa para a qual que presta o serviço.

 

Leandro Nogueira
Assessor de imprensa
imprensa@saaesorocaba.sp.gov.br

Crédito das fotos – Juliana Hernandes (Assessoria de imprensa do Saae-Sorocaba)