Ares-PCJ realiza monitoramento aéreo de rotina em estações de tratamento e reservatórios do Saae-Sorocaba

segunda-feira, 10 de outubro de 2022


O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba recebe, entre os dias 10 e 14 de outubro, representantes da Ares-PCJ, agência reguladora das atividades de saneamento desenvolvidas pelo Saae-Sorocaba e pelas demais empresas em outros 34 municípios, para monitoramento aéreo de rotina das estações de tratamento de água e esgoto, além dos reservatórios de abastecimento, mantidos pela autarquia.

O procedimento será realizado por meio de drone, para captação de imagens e vídeos em alta resolução, a fim de alcançar áreas de difícil acesso, como, por exemplo, partes superiores de reservatórios elevados. Todo o rito da inspeção segue exatamente o mesmo daquelas usuais, feitas em solo por analistas da agência, conforme previsto na Resolução 71 da Ares-PCJ.

A Ares-PCJ começou a adotar tal procedimento em setembro passado, como ferramenta de apoio às fiscalizações dos sistemas de abastecimento de água tratada e esgotamento sanitário dos prestadores de serviços dos municípios associados, os quais ocorrem de praxe em todas as cidades conveniadas à agência. 

“Serve, basicamente, para ‘ver de cima’ o que não se pode ver do chão. É uma ação nova nos municípios associados e, após a vistoria, é elaborado um relatório técnico, enviado também ao município. Aproveitamos a ocasião para informar quem mora nas proximidades dos locais a serem visitados, para não estranharem a presença do drone”, destaca o diretor-geral do Saae-Sorocaba, Tiago Suckow.

Em Sorocaba, a monitoramento ocorrerá em pontos das Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) S1 (Jardim Ibiti do Paço), ETE-S2 (Parque Vitória Régia) e os reservatórios elevados Iporanga 2, Maria Eugênia, Nikkey, parque São Bento e Vila Santana.

Até o momento, seis municípios já foram inspecionados com o apoio do drone, de um total de 64 conveniados com a Ares-PCJ. A prestação do serviço, incluindo a pilotagem, está sendo realizada com o suporte de empresa especializada. A expectativa é que todos os municípios associados à Agência Reguladora sejam visitados até o fim do ano.


Pular para o conteúdo