Supiriri está sendo desassoreado sob a praça da Bandeira

quinta-feira, 16 de novembro de 2017


Depois das diversas inspeções realizadas no canal de concreto do córrego Supiriri, na avenida Dr. Afonso Vergueiro, ação que vem sendo realizada desde o mês de junho deste ano, o Departamento de Drenagem do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba deu início nesta semana ao trabalho de desassoreamento e desobstrução de um trecho que foi detectado com 50% de obstrução, sob praça da Bandeira, fato que vinha comprometendo a vazão de suas águas e colaborando para as ocorrências de alagamentos, verificados em dias ou períodos de fortes chuvas naquela região da cidade.

O trabalho desenvolvido pala autarquia foi programado para ocorrer em duas etapas. Nesta primeira fase, o desassoreamento vem sendo realizado de forma manual, com os funcionários adentrando o canal de 2,0 metros de largura por 2,0 metros de altura e removendo o material que se acumulou no piso, composto basicamente por areia, terra e todo tipo de lixo lançado indevidamente no córrego.

Essa remoção do material acumulado no piso vai acontecer até que seja possível a entrada de uma mini-carregadeira no canal, – o que deverá ocorrer até o final desta semana – equipamento que possui os mesmos 2,0 metros de altura, e que precisa de uma folga para poder se movimentar dentro do canal e realizar o desassoreamento e desobstrução com mais agilidade e eficiência.

O trecho do canal do Supiriri que vem sendo desobstruído tem 60 metros de extensão e começa na rua Padre Luiz, atravessa a praça da Bandeira e se conecta no canal principal localizado sob a pista centro-bairro da avenida Dr. Afonso Vergueiro.

Canalização

O córrego Supiriri foi canalizado há algumas décadas, desde a Vila São João até a sua foz no rio Sorocaba, nas proximidades da praça Lions. O seu primeiro trecho, que vai até a altura da rua Rio Grande do Sul, foi canalizado com duas linhas de tubos de 1,5 metro de diâmetro cada. A partir desse ponto, e até a área da Estação Ferroviária, a canalização ocorre por meio de galeria celular, em concreto armado, com duas linhas de dimensões de 2 metros de altura por 2 metros de comprimento, perfazendo o total aproximado de um quilômetro de extensão.