Alunos da Ufscar conheceram processo de tratamento da ETA Cerrado

terça-feira, 31 de outubro de 2017


A equipe de Educação Ambiental do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba promoveu mais uma atividade voltada à população nesta terça-feira (31), desta vez recebendo alunos da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), que realizaram visita à Estação de Tratamento de Água “Dr. Armando Pannunzio” (ETA Cerrado), onde conheceram as diversas etapas do processo realizado na unidade produtora e distribuidora de água tratada, responsável pelo abastecimento de 85% da cidade, bem como todo o trabalho de saneamento desenvolvido pela autarquia.

Os 42 alunos presentes à visita cursam o 4º e 8º semestres de Engenharia Ambiental do campus Lagoa do Sino da Ufscar, localizado a 130 quilômetros de Sorocaba, entre os municípios de Buri/SP e Campina do Monte Alegre/SP, cuja coordenadoria solicitou a atividade como forma de ampliar os horizontes e o nível de conhecimento dos estudantes na área do saneamento.

Na parte teórica da atividade, desenvolvida no auditório da ETA Cerrado, além dos aspectos técnicos do processo de tratamento e das atividades do Saae/Sorocaba relacionadas aos sistemas de coleta e tratamento de esgoto e drenagem de águas pluviais, o educador ambiental Vinícius Poppst, responsável pelo monitoramento da visita, destacou a preocupação da autarquia relacionada à necessidade da preservação dos recursos hídricos, bem como à participação de todos quanto ao uso racional da água, “levando-se em consideração a sua disponibilidade limitada no mundo como um todo”.

Finalizando o encontro, os alunos de Engenharia Ambiental do campus Lagoa do Sino da Ufscar conheceram as dependências da unidade, desde a chegada da água bruta, passando pelos tanques de tratamento, filtros e laboratórios.

Os interessados em participar das visitas monitoradas às unidades de tratamento de água e esgoto da autarquia devem contatar a coordenadora da equipe de Educação Ambiental, Gláucia Cristini, por meio do telefone (15) 9 8158 0697 ou e-mail glauciacristini@saaesorocaba.sp.gov.br.