Ações de conscientização com sociedade rendem reconhecimento ao Saae-Sorocaba

segunda-feira, 14 de Maio de 2018


O empenho dos profissionais do Saae-Sorocaba para a realização de atividades educativas e conscientização para a comunidade promovidas pelo Saae-Sorocaba é reconhecido pela sociedade. A mais recentemente homenagem foi feita na Câmara, pelos vereadores, na quinta-feira (10). Na ocasião, o Saae-Sorocaba foi condecorado pela participação em vários eventos durante todo o mês de março, inclusive em outras cidades da região, em comemoração ao Dia Mundial da Água, ao Dia do Rio Sorocaba e ao aniversário do Centro de Educação Ambiental de Sorocaba (CEA), todos celebrados em 22 de março. Em sessão solene, o vereador Vitor Alexandre Rodrigues, o Vitão do Cachorrão, concedeu moção de votos de congratulação ao diretor-geral do Saae-Sorocaba, Ronald Pereira da Silva e aos profissionais das equipes de Educação Ambiental e de Comunicação.

O vereador Vitão do Cachorrão ressaltou a qualidade dos serviços prestados pelo Saae-Sorocaba à sociedade e a importância da contribuição da autarquia com as atividades de conscientização, durante o Mês da Água. A partir de 2017, o atual diretor-geral do Saae-Sorocaba incentiva as atividades da Equipe Ambiental, apoiando projeto, concedendo autonomia e motivação para as iniciativas desses profissionais. Durante a homenagem, o diretor-geral, Ronald Pereira da Silva, falou sobre a necessidade de respeitar os limites da natureza, parafraseando o pensador indiano, Mahatma Gandhi. “Cada dia a natureza produz o suficiente para a nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não haveria pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.”

Além do diretor-geral, a homenagem foi prestada aos seguintes profissionais: Alcides Miranda de Oliveira Júnior, Bianca Natália Poranga, Dayane Cristina Russi, Elton Junior Maciel, Gláucia Cristini Franco, Guilherme Rodrigues, Jefferson Luís de Oliveira, Juliana de Souza Felicio Hernandes, Leandro Nogueira, Lívia Ferreira de Almeida, Luiz Augusto de Assumpção, Octávio Neiva Christófano (China) e Vinícius Matheus Aparecido Poppst Rainieri. Além do vereador Vitão do Cachorrão, também entregaram os certificados aos homenageados, os vereadores Antonio Carlos Silvano Júnior, Fausto Peres, João Donizete Silvestre, Hudson Pessini e Rafael Domingos Militão.

Atividades promovidas

Durante todo o mês de março o Saae-Sorocaba realizou ações de educação ambiental e palestras em escolas públicas e privadas nos períodos da manhã e tarde, bem como participou da Semana de Sustentabilidade na empresa Pepsico com palestras e exposição de maquetes, além de realizar uma visita monitorada intitulada “Caminho das Águas com os Funcionários”, onde o percurso da água até seu tratamento pôde ser acompanhado pelos funcionários da autarquia, começando pela barragem de Itupararanga, seguida da represa do Clemente, Cachoeira da Chave e Estação de Tratamento de Água (ETA) Cerrado.

A autarquia promoveu ainda visitas monitoradas no Centro de Educação Ambiental de Sorocaba (CEA), com a oficina de laboratório em que análises de água. Coordenou a Caminhada Ecológica, ocasião em que colaboradores recolheram mais de três mil litros de lixo nas margens do rio Sorocaba, demonstrando como a falta de conscientização das pessoas pode influenciar na qualidade de vida de todos.

Participou e apoiou a Semana da Água em Sorocaba, na Biblioteca Municipal, com as palestras Desafios e Perspectivas Futuras no Abastecimento de Água e Distribuição de Sorocaba-SP; e Despoluição do Rio Sorocaba-SP. Para completar o mês, fez um tour pelo rio Sorocaba, bem como o plantio de mudas na mata ciliar entre as cidades de Sorocaba e Votorantim.

O Saae-Sorocaba também atendeu as escolas no Centro de Educação Ambiental (CEA), o Pro-Ex, e ainda realizou visitas monitoradas na Estação de Tratamento de Água – Cerrado e na Estação de Tratamento de Esgoto – S1. Participou ainda da tradicional descida de barco pelo leito do rio Sorocaba, com a participação das cidades de Ibiúna, Piedade, Sorocaba, Votorantim e Laranjal Paulista, com encerramento na Estação de Tratamento de Esgoto – S1. Também apresentou uma exposição da Educação Ambiental que contava com minicisterna, vaso freático, folders e banners no Centro Operacional da autarquia.

Crédito das fotos – Assessoria de Imprensa da Câmara de Sorocaba