Autarquia retoma o atendimento presencial

quarta-feira, 3 de junho de 2020


O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba retomou o atendimento presencial ao público, em sua sede administrativa, localizada na avenida Pereira da Silva, 1.285, no Jardim Santa Rosália, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, de acordo com as medidas de flexibilização estabelecidas pelos governos estadual e municipal, e obedecendo às determinações do Decreto 25.768, assinado pela prefeita Jaqueline Coutinho,

Para que o retorno do atendimento fosse possível, a autarquia adotou uma série de medidas relacionadas às orientações das autoridades de saúde, como forma de prevenção e combate à Covid-19, tanto no que diz respeito à higienização como as de caráter de distanciamento social.

Desta forma, estão sendo distribuídas senhas até as 16h e ocorrendo o controle de acesso na porta de entrada da unidade de atendimento da autarquia, para que somente permaneçam na sala de espera o número de pessoas que corresponda às cadeiras disponíveis, que por sua vez estão com assentos disponíveis de forma intercalada, para que seja observada a distância segura entre uma pessoa e outra. No caso de existência de fila no lado de fora da unidade, as calçadas estão devidamente demarcadas, para que também seja mantida a distância regulamentar.

No que diz respeito à higienização, a autarquia colocou à disposição dos munícipes “dispensers” com álcool em gel e com papel toalha. Por sua vez, os funcionários que realizam o atendimento utilizam máscaras e protetores faciais e também têm álcool em gel à disposição.

Ainda como medidas de segurança e proteção, é obrigatório o uso de máscara de proteção facial aos munícipes que se dirigem à central de atendimento, conforme determina o Decreto Municipal 25.733/2020, bem como não é permitida a entrada com acompanhantes, exceto nos casos de acompanhante de idoso e pai ou mãe com criança.

Todos os serviços

Interrompido no dia 23 de março, como medida preventiva de combate ao coronavírus, o atendimento presencial na sede administrativa da autarquia foi retomado com o oferecimento de todos os serviços disponíveis, tais como pedidos de novas ligações de água e de esgoto; pedidos de religação; revisão de consumo; parcelamento de débitos; alteração de titularidade; solicitação de aferição e troca de hidrômetro; comunicado de furto de hidrômetro; mudança de cavalete de local; emissão de 2ª via de contas; alteração de titularidade e  alterações cadastrais, entre outros.

Número do CPF

Ainda de acordo com o decreto municipal 25.768, os atendimentos ao cidadão nas repartições e serviços públicos municipais, incluindo a sede central do Saae/Sorocaba, estão sendo realizados obedecendo ao critério do dígito final da numeração do Cadastro de Pessoa Física (CPF), na seguinte forma: segunda-feira – portadores de CPF com dígitos finais 1 e 2; terça-feira – portadores de CPF com dígitos finais 3 e 4; quarta-feira – portadores de CPF com dígitos finais 5 e 6; quinta-feira – portadores de CPF com dígitos finais 7 e 8; sexta-feira – portadores de CPF com dígitos finais 9 e 0.

Por sua vez, os demais canais de comunicação do Saae/Sorocaba continuam funcionando normalmente, incluindo o e-mail fale@saaesorocaba.sp.gov.br; os fones 0800 770 11 95 (ligação gratuita) e 3224 5800; e os whatsapps 9 9850 3936 (emergências) e 9 8158 0442 (religação de água).