Concluídas obras para melhorias no abastecimento de água

quinta-feira, 12 de novembro de 2020


Obedecendo os horários previstos, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba concluiu às 12h desta quinta-feira (12) as duas frentes de trabalho programadas, com intervenções em regiões distintas, visando a implantação de melhorias no sistema de abastecimento da cidade.

No cruzamento das avenidas Camilo Júlio e Tadao Yoshida, zona industrial, a autarquia finalizou a obra de substituição de uma antiga rede de distribuição de água por uma nova, cuja tubulação passou de 4 para 8 polegadas.

O trabalho teve início no mês passado, com a substituição começando na avenida Fernando Stecca, se estendendo por 1 quilômetro pela avenida Camilo Júlio, até o cruzamento com a Tadao Yoshida, onde ocorreu uma interligação, com a instalação de um registro. Essa obra tem como objetivo corrigir uma situação de interrupções momentâneas nessa região, em picos de consumo, e com a ampliação essa situação está resolvida.

Na outra frente de trabalho desta quinta-feira a autarquia instalou uma válvula reguladora de pressão na esquina das ruas José Acquaviva e Zenilda Alves, no Jardim Abatiá, zona oeste da cidade, uma ação integrante do programa de redução de perdas de água do Saae/Sorocaba.

Com as VRPs que vêm sendo implantadas em diversos pontos da cidade, as pressões nas redes de distribuição são estabilizadas, de acordo com o comportamento de consumo de cada região, eliminando ou minimizando as ocorrências de vazamentos devido a pressões elevadas.

Nas duas intervenções, o abastecimento de água precisou ser interrompido momentaneamente nas regiões envolvidas e com a finalização de ambas as redes envolvidas foram imediatamente recolocadas em carga e a distribuição de água começou a ser retomada gradativamente.