Controle de perdas: Saae conclui interligação de redes

terça-feira, 28 de julho de 2020


O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba concluiu às 13h desta terça-feira (28) a interligação de duas redes de distribuição localizadas na zona oeste da cidade, em mais uma ação do seu programa de combate e controle às perdas de água.

A intervenção realizada representa o início de uma nova etapa desse trabalho desenvolvido pela autarquia, que é a setorização dos sistemas de distribuição, cujo objetivo é medir o volume exato de água distribuído por uma determinada rede, que será confrontado com o volume medido em hidrômetros instalados nos imóveis existentes na região.

A diferença entre os dois valores vai definir o volume que está sendo perdido em determinado setor, seja devido a vazamentos, furtos de água ou fraudes nos hidrômetros, possibilitando assim a detecção e a eliminação dessas situações.

Na ação desta terça-feira o trabalho se constituiu na interligação de uma rede de distribuição de 250 milímetros a outra de 200 milímetros, localizadas na rua José Marques de Oliveira, no bairro Chácaras Reunidas São Jorge.

A programação da autarquia previa também a implantação de um registro no cruzamento das ruas Comendador Vicente do Amaral e José Marques de Oliveira, mas em virtude de uma dificuldade técnica não foi possível concluí-la, visto que já havia excedido o horário das 12h previamente informado, e para não prolongar o período previsto para a interrupção do abastecimento, a decisão foi a de agendar a conclusão para uma nova data, que será comunicada com a antecedência necessária.

Após a conclusão da interligação das duas redes, elas foram recolocadas em carga e o abastecimento foi restabelecido nos jardins Bertanha, Nova Manchester, Santa Izabel, Capitão, Novo Mundo, Tatiana e Tulipas; nos bairros Piazza Di Roma, Chácaras Reunidas São Jorge, Ipanema do Meio e Ipanema das Pedras e na Vila dos Inglezes.

O programa de combate e controle das perdas de água no sistema de distribuição do Saae/Sorocaba inclui ainda a instalação de macromedidores e de válvulas reguladores de pressão nas diversas regiões da cidade, que também estão em pleno desenvolvimento.

Fotos: Vinícius Poppst