Instalação de macromedidor interromperá abastecimento na região do Campolim

sexta-feira, 20 de março de 2020


O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba dá continuidade, neste domingo (22), ao seu programa de controle de perdas de água no sistema de distribuição da cidade, com a instalação de mais um aparelho macromedidor, desta vez na zona sul da cidade.

A instalação do macromedidor vai ocorrer na esquina das avenidas Caribe e Antônio Carlos Cômitre, e vai refletir em interrupção do abastecimento de água, das 8h às 13h, nos bairros Campolim, Portal da Colina, Elton Ville e jardins Pagliato, Santa Fé, Judith, São Carlos e Emília.

De acordo com o diretor operacional de água da autarquia, engenheiro Rodolfo Barboza, após essa intervenção não mais haverá interrupções programadas no abastecimento de água da cidade, até que o período de combate ao coronavírus seja ultrapassado, com o objetivo de colaborar com as ações que vêm sendo colocadas em prática.

Ainda segundo o diretor, a definição da data e a região onde a intervenção ocorrerá colaboram para a diminuição do impacto da paralisação momentânea na distribuição de água, “pois ocorrerá num domingo e numa região de predominância de comércio, que deverá estar parcialmente fechado”.

As ações do programa de combate e controle de perdas desenvolvido pelo Saae/Sorocaba incluem a instalação de macromedidores nas Estações de Tratamento de Água (ETAs) e nos bairros, permitindo que o volume de água distribuído e medido nas diversas regiões seja confrontado com os volumes medidos nos micromedidores (hidrômetros) instalados nos imóveis, possibilitando a detecção dos locais onde ocorrem as fugas de água e as fraudes no sistema e a definição de ações para eliminá-las.

Uso racional

Para que os reflexos da interrupção do abastecimento na região do Campolim sejam minimizados, a autarquia orienta os munícipes residentes nos bairros incluídos na intervenção a manter os reservatórios dos seus imóveis com capacidade máxima na véspera da paralisação e a fazer uso da água com a máxima economia.

Assim que o trabalho de instalação do macromedidor estiver concluído, a rede de distribuição interrompida será novamente colocada em carga e a partir de então o abastecimento começará a ser retomado nos bairros envolvidos.