Entenda sua conta

CDC – Cadastro do Consumidor – número de identificação que agiliza o acesso do Saae – via computador – às informações sobre o consumidor, como o nome, endereço completo, categoria da ligação, últimos consumos e possíveis débitos.

Identificação – número relacionado à região da cidade em que o imóvel está situado, facilitando a localização pelo leiturista.

Referência – mês e ano a que se refere o consumo apontado

Categoria – O Saae de Sorocaba possui cinco categorias básicas de ligações: residencial, comercial, industrial, associação especial e associação beneficente;

Economias – número de residências atendidas pela ligação de água. No caso de condomínios, vai constar o número total de casas ou apartamentos que ratearão a conta.

Classificação – Código identificador da modalidade de entrega da conta: 1 – no próprio endereço da leitura; 2 – em outro endereço indicado pelo consumidor; 3 – via Correios.

Data de previsão da próxima leitura – data a partir da qual o leiturista do Saae passará no imóvel no próximo mês. A média é de no máximo dois dias após o dia estipulado.

Hidrômetro – número de identificação do hidrômetro.

Ocorrência da leitura – código correspondente ao motivo pelo qual a leitura do hidrômetro não pôde ser realizada ou relacionado à irregularidade constatada no medidor.

Leitura anterior e Leitura atual – o Saae facilita ao consumidor a comparação entre o último consumo e o atual, informando as datas e as leituras realizadas.

Consumo – MED – número relativo as consumo medido; FAT – número relativo ao consumo faturado, isto é, o que foi efetivamente cobrado.

Média – média aritmética do consumo aferido nos últimos doze meses. É utilizado pelo Saae para determinar o consumo quando por algum motivo a leitura não pôde ser realizada;

Descrição dos lançamentos – valores em Reais relativos às tarifas de água e de esgoto e outras eventuais cobranças. Atualmente, o valor da tarifa de esgoto corresponde a 92,5% da tarifa de água;

Vencimento – data-limite em que o pagamento da conta deve ser efetuado. Após essa data, a multa é de 2% sobre o valor total da conta.

Total a pagar – valor em Reais correspondente à soma dos lançamentos.

Consumo dos últimos meses – para que o consumidor controle seu consumo, evitando possíveis desperdícios ou detectando vazamentos

Código para débito automático – número cadastral que deve ser informado pelo consumidor à instituição bancária no caso de optar por débito automático de sua conta.

Ir ao Topo