Água

Adução

Adutoras 10 Para conduzir a água captada nos mananciais até as estações de tratamento, o Saae possui um sistema de adução, formado por diversas adutoras. Saindo da represa do Clemente/Itupararanga são quatro adutoras que funcionam por gravidade – uma com 800 milímetros de diâmetro, duas com 500 milímetros e outAdutoras 20ra com 350 milímetros de diâmetro -, que juntas têm capacidade de captação de até 1.950 litros por segundo.

A partir da represa de Ipanema das Pedras, ou Ipaneminha, como é conhecida, são mais duas adutoras, sendo uma com 500 milímetros de diâmetro e a outra com 400 milímetros de diâmetro. Ambas têm aproximadamente 5.000 metros de extensão.

Distribuição

A partir dos reservatórios a água é distribuída à população por meio de uma malha subterrânea, composta por 1.744,87 km de tubulações de diversos diâmetros e materiais, abastecendo um total de 158.031 ligações.

Manancias

São três os mananciais responsáveis pelo abastecimento de água em Sorocaba. As represas do Clemente/Itupararanga e a de Ipaneminha – que juntas correspondem a cerca de 85% do total captado -, e a do córrego Piragibu-Mirim, que contribui com 10%. Os 5% restantes são provenientes de poços tubulares profundos, num total de 23 distribuídos pela cidade.

Represa Clemente 2 Represa do Clemente

ETA ÉdenRepresa do Pirajibu

Represa de Itupararanga

Represa Ipaneminha Represa de Ipaneminha

Manutenção

Reservação

Telemetria

Tratamento

Ir ao Topo