Saae-Sorocaba conta com equipamento moderno para sondagem de redes

quarta-feira, 27 de outubro de 2021


O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba conta, desde o último dia de 20 de outubro, com um novo equipamento moderno, que já está sendo implementado como parte das ações da autarquia em seu programa de eficiência no sistema de distribuição da cidade.

Trata-se de um radar de penetração no solo, dotado de receptor de Sistema Global de Navegação por Satélite (GNSS). O equipamento é utilizado para sondagens de redes não cadastradas, como forma de evitar intervenções durante as escavações, minimizando quaisquer tipos de incidentes e transtornos durante implantações de novas redes e canteiros de obras.

Adquirido por meio de Pregão Eletrônico, o aparelho é capaz de detectar objetos, simultaneamente, que estejam a até 5 metros uns dos outros, entre outras funcionalidades. Nove profissionais do Saae-Sorocaba receberam treinamento técnico de uso da empresa fornecedora, o que foi uma das exigências especificadas no edital de licitação.

O equipamento permite também à autarquia fazer o cadastramento e o georreferenciamento de novas redes, bem como realizar atualizações de redes já catalogadas no sistema”, explica o diretor-geral do SaaeSorocaba, Ronald Pereira da Silva.

O equipamento é composto de carrinho (trolley) com quatro rodas, para facilitar a locomoção; antena com duas frequências; software de aquisição de dados em campo e análise de dados; sensores em duas rodas, para posicionamento com precisão e medição de distâncias durante a aquisição de dados; baterias com autonomia de, no mínimo, 6 horas de trabalho e peso máximo de 30 quilos (com baterias inclusas).